Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO IMPLANTE TRANS-CORPO CAVERNOSO DO ESFINCTER URINARIO ARTIFICIAL EM INDIVIDUOS COM EROSAO URETRAL PREVIA

Resumo

INTRODUÇÃO O esfíncter urinário artificial (EUA) é o tratamento padrão-ouro para a incontinência urinária após prostatectomia radical. Contudo, sua taxa de revisão cirúrgica pode alcançar os 25%. Erosão uretral é uma temida complicação do procedimento. O implante do EUA trans-corpo cavernoso (ITCC) é considerada uma técnica a ser empregada em casos complexos. O presente estudo busca avaliar os resultados do ITCC em indivíduos com erosão uretral prévia
CASUÍSTICA E MÉTODOS Foram analisados, retrospectivamente, 9 indivíduos submetidos a implante trans-corpo cavernoso (ITCC) do esfíncter urinário artificial (EUA) após erosão prévia de uretra, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2018, no AC Camargo Cancer Center. Todos os procedimentos foram realizados pelo mesmo cirurgião (C.A.R.S.). Foram avaliados: tempo cirúrgico, complicações no período perioperatório (classificação de Clavien-Dindo), necessidade de reabordagem cirúrgica e retirada do dispositivo no seguimento, resultado pós-operatório após ativação do EUA (status da continência urinária e numero de absorventes).
RESULTADOS A idade dos pacientes variou de 59 a 81 anos (média de 69 anos). O tempo cirúrgico foi de 46 a 88 minutos (média de 61,2 minutos). Reabordagem cirúrgica com retirada do dispositivo foi necessária em dois casos. Três pacientes apresentaram hematoma escrotal de pequeno tamanho (Clavien-Dindo I). O seguimento variou de 3 a 48 meses (média de 22,8 meses). Sete pacientes permaneceram com o dispositivo. Seis referiam uso de até 1 absorvente por dia (continente) e um, de 2 absorventes por dia (parcialmente continente).
CONCLUSÃO: O esfíncter urinário artificial (EUA) por implante trans-corpóreo (ITCC) é uma alternativa para casos complexos, após erosão uretral, que requeiram nova implantação do dispositivo.

Palavras Chave ( separado por ; )

incontinência urinária; esfincter artificial: prostatectomia

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

AC CAMARGO - Sao Paulo - Brasil

Autores

CARLOS ALBERTO RICETTO SACOMANI, EDER SILVEIRA BRAZAO JUNIOR, THIAGO BORGES MARQUES SANTANA, RAFAEL RIBEIRO MEDUNA, MAURICIO MURCE ROCHA, RODRIGO SOUSA MADEIRA CAMPOS, STENIO CASSIO ZEQUI