Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DA OBSTRUÇAO PRIMARIA DO COLO VESICAL EM MULHER COM USO DE LASER

Resumo

Introdução: A obstrução primária do colo vesical é uma patologia rara, responsável por 2,7-8% dos sintomas do trato urinário inferior. Apresentando-se com disúria e sintomas de disfunções do trato urinário inferior, deve ser diferenciada de outras causas de obstrução vesical como neurogênicas, anatômicas e funcionais. O quadro clínico e urodinâmica não são suficientes para o diagnóstico, sendo considerado padrão-ouro a vídeo-urodinâmica e, em locais em que ela não se encontra disponível, a cistografia miccional combinada a urodinâmica tem se mostrado útil no diagnóstico.
Objetivos: A partir do caso exposto em vídeo queremos demonstrar a técnica de abordagem cirúrgica para o tratamento de obstrução primária e os resultados deste tratamento.
Métodos: Neste vídeo trazemos o caso de uma paciente feminina, 51 anos, apresentando queixa de disúria, infecções urinárias de repetição, jato fraco e tempo miccional prolongado. Foi submetida a ultrassonografia de rins e vias urinárias, uretrocistografia e cistografia miccional, além de urodinâmica e diagnosticada com obstrução primária do colo vesical. Cistoscopia evidenciava uma bexiga de aspecto trabeculado com sinais de esforço. Após isto, a mesma foi submetida a abertura do colo às 7 horas com uso de fibra laser.
Resultados: Após tratamento cirúrgico a paciente apresentou boa evolução, recebendo alta no primeiro dia pós operatório, em uso de sonda vesical de demora. No décimo dia após a cirurgia foi retirada a sonda vesical. No retorno a paciente apresentava-se bem, com melhora completa dos sintomas miccionais, sem novos episódios de infecção. Realizada nova fluxometria, com fluxo adequado.
Conclusões: A abertura do colo da bexiga é uma terapia eficaz e segura para pacientes do sexo feminino com obstrução primária do colo da bexiga.

Palavras Chave ( separado por ; )

obstrução primária do colo vesical; incisão do colo vesical; laser; obstrução urinária feminina

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - Sao Paulo - Brasil

Autores

Natalia Dalsenter Avilez, Barbara Ferrarezi, Paulo Vitor Barreto, Marina Correa Viana, Cassio Luis Zanettini Riccetto, Lucas Mira Gon, Fabio Coltro Neto, Danilo Leite Andrade