Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PIELOPLASTIA VIDEOLAPAROSCOPICA COMBINADA COM EXTRAÇAO DE CALCULO COM NEFROSCOPIA/URETEROSCOPIA FLEXIVEL

Resumo

INTRODUÇÃO: O Papel da laparoscopia (VLAP) em urologia está continuamente se expandindo. Indicações para laparoscopia em cálculos renais são limitadas, mas atualmente estão ganhando força em certas circunstâncias. Pacientes que serão submetidos a pieloplastia desmembrada, e que também tenham pedras, são candidatos a extração endoscópica transperitonial assistida por laparoscopia.
OBJETIVOS: Demonstrar que a laparoscopia tem seu espaço no tratamento do calculo renal e ureteral com maiores taxas de stone free.
MÉTODOS: Pacientes submetidos a laparoscopia para pieloplastia que também tinham pedras no sistema coletor, tiveram seus cálculos retirados com nefroscópio flexível. O uso de laparoscópico e nefroscópio flexível são importantes para guiar o uso do aparelho dentro do sistema coletor, assim como uso do fluroscópio, para exploração e localização do cálculo. RESULTADOS: Em 12 pacientes submetidos a pieloplastia laparoscópica com litíase renal concomitante houve sucesso de 100%, com controle fluoroscópico no intra-operatório e radiológico no pós-operatório imediato de stone free. Conclusão: A técnica aumenta o leque de opções minimamente invasivas para tratamento do calculo renal em pacientes submetidos a pieloplastia por VLAP.

Palavras Chave ( separado por ; )

pieloplastia; laparoscópica; nefroscópio

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - Sao Paulo - Brasil

Autores

MARCELO DENILSON BAPTISTUSSI, GABRIEL SALIM CASSEB, HAYLTON JORGE SUAID, FABIANO PARIGI, Minoru Morihisa, Murilo Ferreira Andrade, Felipe Barufaldi, Matheus Soares Vital, João Antonio Vannucci Paluan, Leopoldo Ruiz Machado