Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O Impacto do Estudo Urodinâmico Segundo Óptica dos Pacientes

Resumo

Introdução: O Estudo Urodinâmico (EUD) é um exame complementar imprescindível para a avaliação adequada de anormalidades funcionais do trato urinário inferior; utilizado tanto para homens e mulheres, tem a desvantagem de ser um exame invasivo e constrangedor para alguns pacientes. Entretanto, apesar da vasta literatura, não há dados consistentes sobre a relação da realização do exame e o impacto sobre os pacientes.
Objetivo: Avaliar a incidência de desconforto, constrangimento, complicações e a adequação da orientação pré realização do exame aos pacientes a serem submetidos ao EUD.
Métodos: Entrevista telefônica com os pacientes submetidos ao EUD, no último ano, no Hospital Estadual Mario Covas, filiado à Faculdade de Medicina do ABC, através da aplicação de questionário simples e com respostas diretas a respeito dos quesitos desconforto, constrangimento, presença de complicações e adequação de orientação pré realização do exame. Não houve restrição quanto à indicação do exame ou gênero dos entrevistados.
Resultados: Foram coletadas 62 respostas de um total 118 pacientes submetidos ao EUD, sendo 79% mulheres, com media de idade igual a 58,1 anos e 21% homens, com média de 63,3 anos. Do total, 41% referiram desconforto (55,6% dos homens e 41,7% das mulheres) e 37,7% constrangimento com o exame (mais prevalente em mulheres - 41,7%). 54,1% afirmaram não terem sido bem informadas sobre as etapas do estudo. Em relação às complicações: hematúria foi referida por 11,5% (22,5% nos homens e 4,2% nas mulheres), disúria por 31,1% (77,8% nos homens e 25% nas mulheres) e 3,3% (22,2% dos homens e nenhum nas mulheres) referiram necessidade de uso de antibiótico por infecção do trato urinário (ITU) pós exame.
Conclusão: Os dados dessa pequena amostra permitem inferir que, mesmo em ambiente universitário, os pacientes são mal informados a respeito da realização do EUD e suas indicações, sendo um exame que gera constrangimento e desconforto em proporção significativa de indivíduos. E, embora a taxa de complicações seja alta, elas são, geralmente, relacionadas a processos pouco significativos, apenas uma pequena parcela necessita de algum tipo de intervenção, como uso de antibióticos em casos de ITU.

Palavras Chave ( separado por ; )

Estudo Urodinâmico; Complicações; Desconforto; Impacto sobre paciente

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - Sao Paulo - Brasil

Autores

Caio Dal Moro Alves, André Marantes Mascarelli Pinto, Caio Cézar Cintra, Mariane Castiglione, Katia Pauliuk Pereira, Carina Rocha da Silva, Carolina Bistaco Moreira, Maria Claudia Bicudo Fürst, José Braz Filho, Sidney Glina