Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

“FATORES PREDITIVOS DE COMPLICAÇOES NA NEFRECTOMIA LAPAROSCOPICA PARA TRATAMENTO DA PIELONEFRITE XANTOGRANULOMATOSA.”

Resumo

Introdução: A pielonefrite xantogranulomatosa (PNXG) é uma forma atípica de infecção grave do rim, caracterizada pela destruição crônica do parênquima renal. A nefrectomia é o tratamento de escolha sendo considerada por muitos autores uma contra-indicação relativa à nefrectomia laparoscópica (NL) devido a sua grande dificuldade técnica.
Objetivo: Identificar fatores preditores para avaliar a dificuldade cirúrgica ou a probabilidade de conversão da via laparoscópica para a aberta no tratamento da PNXG com base em parâmetros clínicos, laboratoriais e tomográficos.
Métodos: Estudo retrospectivo de 2006 a 2015 envolvendo 320 pacientes submetidos à NL transperitoneal por patologias benignas, dentre os quais 23 (7,18%) tiveram diagnóstico confirmatório histopatológico de PNXG. Foram avaliados dados referentes às características epidemiológicas dos pacientes, tempo cirúrgico, sangramento, tempo de internação, dados radiológicos e complicações, bem como eventual existência de associação entre estes fatores.
Resultados: O tempo operatório foi maior nos casos com presença de cálculo coraliforme (CC), onde foi maior também a taxa de conversão para via aberta (p <0,0001). Da mesma forma, um volume de perda sanguínea foi observado entre os pacientes com CC, bem como nos casos onde houve conversão para via aberta e nos pacientes que desenvolveram qualquer tipo de complicação (p=0,003). Observou-se ainda maior prevalência de hematúria e tempo de permanência hospitalar mais prolongado entre os pacientes que sofreram conversão para a via aberta (p <0,001).
Conclusão: O tratamento laparoscópico da PNXG permanece desafiador e controverso devido às dificuldades técnicas impostas pelo processo inflamatório inerente à própria doença. A presença do CC está relacionada à maior dificuldade cirúrgica, com base no maior tempo operatório, tempo de hospitalização, taxa de sangramento e risco de complicações. O conhecimento destas informações ajudará os cirurgiões, principalmente os mais inexperientes, a melhorar seus resultados bem como diminuir suas taxas de complicações, particularmente durante o período em que buscam vencer a curva de aprendizado da NL.

Palavras Chave ( separado por ; )

Pielonefrite xantogranulomatosa; nefrectomia laparoscópica; complicações cirúrgicas.

Área

Infecção

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - Hospital das Clínicas - Sao Paulo - Brasil

Autores

Felipe do Carmo Moura, Flavio Vasconcelos Ordones, Paulo Roberto Kawano, Rodrigo Guerra da Silva, Hamilto Akihissa Yamamoto, João Luiz Amaro, Bruno Bertoni Ferraz, Matheus Almeida Sperini, Eduardo Hidetoshi Fujita