Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DE APLICATIVO PARA RASTREAMENTO DE IMPLANTE DE CATETER URETERAL PARA IOS E ANDROID

Resumo

Introdução: Os cateteres ureterais esquecidos são observados na prática urológica devido à má adesão do paciente ou falha do médico em aconselhar adequadamente o paciente. Os cateteres ureterais retidos com incrustação são um problema desafiador para os urologistas. Estudos de imagem e avaliação da massa calculosa são importantes antes de fazer qualquer tentativa para remover estes cateteres. Muitas vezes, várias abordagens endourológicas ou até mesmo a cirurgia aberta são necessárias devido a incrustações e calcificação associadas que pode envolver bexiga, ureter e rim. Isso pode exigir várias sessões ou, raramente, remoção por cirúrgica aberta dos cateteres incrustados. É muito frequente que se foque o manejo deste tipo de paciente sobre como tratar ou quais técnicas utilizar. Contudo raramente se vem técnicas de rastreamento de cateteres ureterais dentro de protocolos de cirurgia segura.
Objetivos: Considerando aspecto atual da facilidade de produção e disseminação de aplicativos seja para Android ou iOs propomos aqui uma alternativa para prevenção do cateter ureteral retido ou esquecido. O objetivo do presente estudo foi também apresentar o aplicativo e suas ferramentas com intuito de testar também este em ambiente virtual.
Metodologia: Após levantamento minucioso no mercado dos produtos já oferecidos, encontramos um aplicativo similar desenvolvido no passado, mas que no presente está descontinuado. Assim, desenvolvemos um aplicativo combinando a experiência do passado com aplicativo em questão com a vivência prática de urologistas que rotineiramente utilizam a técnica de implante de cateter duplo j. Testamos o aplicativo em 5 usuários totalizando 50 procedimento de implante de cateter.
Resultados: Houve 100% de aceitação da utilização do aplicativo pelos 5 usuários. Observou-se 3 eventos em que o aplicativo parou de funcionar ou fechou repentinamente. Em nenhum deles houve comprometimento dos dados já imputados. Houve 100% de feedback positivo pela lembrança aos pacientes da necessidade de retirada do cateter.
Conclusão: Obteve-se, com o aplicativo, uma forma prática de potencialmente reduzir o risco de um cateter ureteral não ser retirado em tempo hábil e, evitar assim, complicações que causem maiores danos ao paciente, maiores custos ao sistema provedor de saúde e evitem situações que poderiam ser evitadas ao médico assistente.

Palavras Chave ( separado por ; )

Cateter ureteral; Informática Médica; Cirurgia Segura; Complicações pós-operatórias

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Clinica Médica Ariel Scafuri - Ceara - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceara - Brasil

Autores

Francisco Magalhães Monteiro Neto, José Leonardo Gomes Rocha Júnior, Geraldo de Azevedo Souza, Carlos Otávio de Arruda Bezerra Filho, Bruno Roberto da SIlva Ferreira, Marina Alves Sampaio Scafuri, Cristiano Lins, Marcelo Bezerra Marques, Ariel Gustavo Scafuri