Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE CALCULO RENAL ENTRE 1 E 2 CM: RIRS OU LECO?

Resumo

Introdução: A litíase do trato urinário apresenta distribuição mundial, principalmente em países de clima quente. A prevalência está aumentando, dependendo da idade, região estudada e raça, sendo maior brancos e homens(2 homens X 1 mulher). A doença apresenta caráter recidivante: estima-se que a recidiva dos cálculos ocorra em 50% dos pacientes não tratados entre cinco e dez anos. Com o advento da endourologia após os anos de 1980, mudou-se radicalmente o tratamento cirúrgico dos cálculos urinários. Neste trabalho visa comparar a eficácia da Nefrolitotripsia Retrógrada Endoscópica (RIRS – RETROGRADE INTRARENAL SURGERY) e Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) para tratamento de cálculos renais entre um e dois centímetros.
Métodos: estudo prospectivo, randomizado, realizado entre o período de janeiro a dezembro de 2018 apresentando cálculos em pélvis, cálices superior e médio . Os pacientes foram divididos em dois grupos de 40 pessoas cada: grupo I, submetidos a RIRS; e, grupo II, submetidos a LECO. Foram avaliadas as taxas de complicações e Stone-Free(SF).
Resultados: A média de idade do Grupo I(RIRS)foi de 28,7 anos e a do Grupo II (LECO ) foi de 29,4 anos, não havendo diferença estatística de sexo e idade. No grupo I, um paciente não foi possível o acesso renal com Ureterorrenoscópico flexível(UF). A taxa de Stone-Free depois de 3 meses foi de 37/40 (92,5%) no grupo I e de 19/40 (47,5%) no grupo II. No grupo I, apresentou uma complicação maior: descolamento da mucosa ureteral durante a dilatação com UF com interrupção do procedimento; realizado implante de cateter duplo J no procedimento e retirado após quatro semanas.
Conclusões: o tratamento com RIRS com laser para cálculos piélicos ou calicinais (exceto inferiores) entre um e dois centímetros apresenta maiores taxas de sucesso comparados a LECO

Palavras Chave ( separado por ; )

Litotripsia extracorpórea por ondas de choque ; nefrolitotripsia retrógrada endoscópica ; litíase renal

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

hospital são paulo - Sao Paulo - Brasil, universidade de ribeirão preto - unaerp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Marcelo Denilson Baptistussi, Matheus Soares Vital, Fabiano Parigi, Gabriel Salim Casseb, Felipe Barufaldi, João Antônio Vannucci Paluan, Haylton Jorge Suaid, Murilo Ferreira Andrade, Minoru Morihisa, Luis Mário Gentil Neto