Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA LOCALIZAÇAO E DOS FATORES DE RISCO ENVOLVIDOS NA ESTENOSE DE URETRA MASCULINA EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA DE URETRA EM UM HOSPITAL DE CURITIBA

Resumo

Introdução: A estenose de uretra resulta da fibrose no corpo esponjoso adjacente a uretra, e a principal causa é idiopática, seguida por iatrogênicas (sondagem vesical, ressecções transuretrais e cistoscopias). Os sintomas são a redução do jato urinário, esvaziamento incompleto, disúria e infecção do trato urinário.
Objetivos: Avaliação da localização e dos fatores de risco envolvidos na estenose de uretra masculina em pacientes operados da uretra no serviço de Urologia do Hospital Santa Casa de Curitiba - PR.
Métodos: Foi realizado uma revisão de 92 prontuários de pacientes tratados cirurgicamente para estenose uretral pelo serviço de urologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba entre os anos de 2013 e 2019. A localização do estreitamento foi definido através de uretrocistografia retrógrada e a causa pela anamnese.
Resultados: O estudo mostrou que a média de idade dos pacientes operados em nosso serviço foi de 60 anos (83-15). Dentre as causas encontradas, houve prevalência de fatores iatrogênicos. Trinta e nove pacientes fizeram uso crônico de sondagem vesical de demora, 25 não tiveram causa definida, 18 foram vítimas de trauma pélvico, 4 pelo trauma uretral durante a sondagem, 3 por uretrite e 3 após prostatectomia transvesical. A distribuição de estenose conforme a localização foi de 8 pacientes com estreitamento no meato uretral, 9 na fossa navicular, 46 na peniana, 57 na uretra bulbar, 12 na membranas e 4 em colo vesical.
Conclusões: O estudo sugere que a principal causa de estreitamento uretral em nosso serviço é a sondagem vesical crônica seguida por causas não identificadas e o trauma pélvico. A região uretral mais acometida e operada foi a uretra bulbar e peniana.

Palavras Chave ( separado por ; )

Estenose de uretra; etiologia; uretroplastia

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

Santa Casa de Misericórdia - Parana - Brasil

Autores

Ricardo Ehlert, Thiago Tiessi Suzuki, Fernanda Hernandes Cintra, Dougla Jun Kamei, Maria Lygia Minney Teixeira, Rafael Rodrigues Spinola Barbosa, Gustavo Bono Yoshikawa, Christiano Machado, Andre Eduardo Varaschin