Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TROMBOSE VENOSA TUMORAL ASSOCIADA A VARIAÇAO ANATOMICA ARTERIAL: UM RELATO DE CASO DE PACIENTE JOVEM COM CARCINOMA DE CELULAS RENAIS LOCALMENTE AVANÇADO

Resumo

INTRODUÇÃO: O suprimento vascular dos rins é realizado pelas artérias renais direita e esquerda, ramos da aorta abdominal. A variação anatômica vascular renal mais comum consiste no aumento do número de artérias e ocorre em cerca de 20-50% dos casos. Uma metanálise que avaliou a anatomia de 11.000 peças cirúrgicas após nefrectomia radical , identificou uma única artéria em 72%; duas artérias em 10% e três em 1-2%. O conhecimento prévio da vascularização renal e avaliação pré-operatória com exames de imagem é fundamental para o planejamento cirúrgico da nefrectomia radical por câncer renal.

OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo descrever o relato de caso de um paciente jovem, sintomático ao diatnóstico, com neoplasia renal esquerda localmente avançada.

MÉTODO: Apresentação de vídeo cirúrgico.

RESULTADO: Paciente masculino, 39 anos, com quadro de varicocele à esquerda, de início recente, associado a perda ponderal, astenia e anemia. Encaminhado em 2018 por neoplasia localmente avançada do rim esquerdo. Imagens de angiotomografia computadorizada para estadiamento pré-operatório demostraram a presença de quatro artérias renais oriundas da aorta abdominal e veia renal de calibre aproximado de 4,6cm, contendo trombo tumoral nível I, no seu interior. O estadiamento clínico era negativo para doença metastática. O paciente foi então submetido a Nefrectomia Radical Videolaparoscópica que confirmou estes achados. Após cirurgia sem intercorrências, o paciente recebeu alta no primeiro pós-operatório. Estudo anatomopatológico confirmou doença carcinoma renal de células claras com10 centímetros de diâmetro, unifocal com trombose tumoral venosa, pT3pN0.

CONCLUSÃO: A adequada avaliação pré-operatória da vascularização renal e suas variantes é imprescindível no planejamento cirúrgico da neoplasia renal.

Palavras Chave ( separado por ; )

Carcinoma de Células Renais, Nefrectomia Radical, Videolaparoscopia, Anatomia.

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Erasto Gaertner - Parana - Brasil

Autores

Jônatas Luiz Pereira, Ronald Kool, Alzemir Santos da Silva Junior, João Lucas Aleixes Sampaio Rocha, Murilo de Almeida Luz, Marcelo Tsuyoshi Yamane