Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO IMPACTO DAS BIOPSIAS DE TEMPO ZERO NA FUNÇAO RENAL TARDIA AO FINAL DE UM ANO NOS RINS TRANSPLANTADOS DE DOADORES FALECIDOS NA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU-UNESP

Resumo

Introdução
A baixa oferta de órgãos tem levado à expansão dos critérios para captação no transplante renal (TR), a preocupação com o impacto destas medidas em longo prazo tem motivado estudos na tentativa de correlacionar os achados histológicos com a função renal tardia do enxerto (FRT). Objetivo: Correlacionar os achados histológicos na biopsia pré-transplante com a FRT.

Material e Método
Estudo retrospectivo envolvendo 395 TR realizados entre 2007 e 2017, onde todas as biópsias pré-implantacionais realizadas no tempo zero (BTz) foram revisadas considerando-se os critérios histológicos por compartimento (vascular, intersticial, tubular, inflamatório e porcentagem de glomeruloesclerose) e correlacionados com a FRT a partir de taxa de filtração glomerular estimada (TFGe).

Resultados
Dentre os doadores, 56,9% eram homens, com media de idade de 39 anos, cujas principais causas de morte foram trauma craniano (44,3%) e acidente vascular cerebral (45,9%). A análise histológica da BTz revelou de 6% de glomeruloesclerose (GLE), com 19,5% das amostras apresentando alterações vasculares (34% hialinose, 18% fibroelastose, 36% arteriolosclerose e 12% trombose); fibrose intersticial em 55,5%; alterações tubulares em 77,3% (34,4% de necrose tubular aguda (NTA) e isquemia tubular em 77,3%) e infiltrado inflamatório inespecífico em 2,9%. A análise de regressão linear mostrou que as principais alterações histológicas que impactaram negativamente na TFGe foram, em ordem de importância: fibrose (p=0,000), NTA (p=0,036) e GLE (p=0,008).

Discussão e Conclusões
Alterações histológicas como GLE, Fibrose intersticial e isquemia tubular interferem negativamente na FRT, onde seus efeitos deverão ser considerados durante a decisão sobre a alocação ou descarte do enxerto.

Palavras Chave ( separado por ; )

transplante renal; biópsia de tempo zero; função renal tardia; glomeruloesclerose

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - Sao Paulo - Brasil

Autores

Fernando Ferreira Gomes Filho, Rodrigo Guerra da Silva, Carlos Marcio Nobrega de Jesus, Jose Carlos Souza Trindade Filho, Flavio Vasconcelos Ordones, Pedro Ivo Rocchetti Pajoli, Hamilto Akihissa Yamamoto, Luis Gustavo Modeli de Andrade, Luis Felipe Betti Casagrande, Paulo Roberto Kawano