Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS INICIAIS DA ENUCLEAÇAO PROSTATICA COM LASER DE THULIUM (THULEP) APOS EXPERIENCIA PREVIA COM ENUCLEAÇAO PROSTATICA COM LASER DE HOLMIUM (HOLEP).

Resumo

Introdução: Uma substancial diversificação no tratamento cirúrgico para o tratamento da HPB tem sido observado nos últimos 10 anos. A enucleação prostática a laser descrita por Gilling em 1998 surge como alternativa aos tratamentos padrão como RTU de prostata e Prostatectomia aberta, com o benefício de ser uma técnica minimamente invasiva e diminuindo tempo de internação hospitalar, tempo de sonda vesical, menor taxa de transfusão sangüínea.

Objetivo: Apresentar a experiência inicial da enucleação prostática com o laser de Thulium de 2 cirurgiões com experiencia prévia na enucleação prostática com laser de Holmium.

Materiais e Métodos: Entre Setembro de 2017 a Março de 2019, 74 pacientes foram submetidos a enucleação prostática com laser de Thulium. Os pacientes foram avaliados previamente com IPSS, fluxo máximo, volume prostático, psa total, resíduo pós miccional e complicações. A técnica cirúrgica utilizada foi a enucleação em bloco do adenoma prostático, liberação do adenoma para o interior da bexiga e a morcelação do adenoma no interior da bexiga.

Resultados: Dos 84 pacientes operados, 52 pacientes fizeram o follow up. A idade média dos pacientes foi de 63 anos (51-84) anos. O follow up médio foi de 9 meses.O tempo médio de internação hospitalar foi de 48 horas com tempo médio de 20 horas de pós operatório e de sonda vesical de demora.
O volume prostático médio foi de 105 g (68-240 g), IPSS médio preparatório foi de 22 pontos. O IPSS médio pós operatório foi de 8 pontos. A média do fluxo máximo foi de 10 ml/seg variando de (3 - 14 ml). O fluxo máximo pós operatório O tempo operatório médio foi de 160 minutos (100-240 minutos). Dos 62 paciente, 5 pacientes (8%) apresentaram inçontinência urinária transitória.
Conclusão: A enucleação prostática com o laser de Thulium apresenta bons resultados pós operatórios a curto prazo, com baixas taxas de complicações quando realizadas por cirurgiões com experiência prévia com enucleação com laser de holmium.

Palavras Chave ( separado por ; )

holmium;thulium;laser, hpb

Área

Hiperplasia Prostática Benigna

Instituições

HOSPITAL DE ENSINO ALCIDES CARNEIRO - Rio de Janeiro - Brasil, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PEDRO GABRICH, RODRIGO LOUREIRO MARINS