Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

NEFROLITOTOMIA PERCUTÂNEA COMBINADA COM FLEXIVEL PARA CÁLCULO CORAILOFRME

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente a Nefrolitotomia Percutânea (PCNL) é o procedimento padrão ouro para grandes cálculos renais [1]. Inicialmente, o acesso percutâneo ao rim só era realizado em decúbito ventral. A primeira descrição do posicionamento supino em Percutânea foi de Valdivia Uria et al. em 1998. Desde então a técnica foi sofrendo inúmeras adaptações na tentativa de melhorar os acessos renais percutâneos, minimizar dificuldades e melhorar resultados cirúrgicos [2].
OBJETIVO: Avaliar a eficácia da combinação de nefrolitotomia percutânea e flexível para cálculos renais complexos e comparar as taxas de Stone Free dos métodos isolados.
MÉTODOS: Foram utilizados os dados de cirurgias de 14 pacientes submetidos ao procedimento de nefrolitotomia percutânea combinada com nefrolitotripsia flexível para cálculos coraliformes maiores que 3 cm, em posição de Valdivia modificada por Galdakao. Utilizado a realização de 1 punção renal percutânea e utilização do flexível para alcançar cálculos onde o nefroscópio rigido é limitado. RESULTADOS: A taxa de Stone Free após 30 dias é de 85% e de 92% em 90 dias. Utilizando o critério de Stone Free como cálculos menor que 2mm. CONCLUSÃO: Após análise dos dados concluímos que a técnica de nefrolitotomia percutânea combinada com acesso renal flexível apresenta taxas de stone free maiores que a percutânea convencional isolada 75 a 78% vs até 92%, para cálculos renais complexos.

Palavras Chave ( separado por ; )

NEFROLITOTOMIA PERCUTÂNEA; NEFROLITOTRIPSIA FLEXIVEL; TAXA STONE FREE; PERCUTÂNEA POSIÇÃO SUPINA

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

HOSPITAL SÃO PAULO - Sao Paulo - Brasil, UNAERP - Sao Paulo - Brasil

Autores

HAYLTON JORGE SUAID, FABIANO PARIGI, MARCELO DENILSON BAPTISTUSSI, MINURO MORIHISA, MURILO FERREIRA ANDRADE, GABRIEL SALIM CASSEB, FELIPE BARUFALDI, MATHEUS SOARES VITAL, JOÃO ANTONIO VANNUCCI PALUAN, LUIZ MARIO GENTIL NETO