Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROSTATECTOMIA RADICAL ROBOTICA EM PACIENTE SUBMETIDO A EMBOLIZAÇAO PROSTATICA PREVIA

Resumo

Introdução
A embolização da próstata é um tratamento minimamente invasivo indicado para pacientes com hiperplasia prostática benigna. É um tratamento novo que não apresenta seguimento de grande número de pacientes a longo prazo.
A maioria dos estudos mostram que a prostatectomia radical robótica comparada à convencional (aberta) apresenta uma menor taxa de sangramento e menor taxa de transfusão sanguínea
Objetivo: Ilustrar procedimento de Prostatectomia radical robótica em paciente submetido a embolização prostática prévia por HPB com vídeo editado com as principais etapas e manobras intra-operatórias
Métodos :
Paciente com 69 anos de idade, antecedente de embolização de próstata para tratamento de hiperplasia prostática há 4 anos (2015) e implante de prótese peniana inflável (correcao de peyronie e RTU de próstata há 3 anos (2016). Apresentava PSA de 2,7 , biopsia de próstata ISUP 1, USG com próstata de 66 cc e RNM com lesão de 1,6cm em ápice esquerdo e presença de lobo mediano. Paciente foi submetido a prostatectomia radical robótica para tratamento do cancer de próstata , procedimento sem intercorrências e com sangramento desprezível.
Conclusões:
O caso apresentado ilustra que a realização da prostatectomia radical robótica não apresentou dificuldades técnicas adicionais neste paciente com antecedente de embolização prostática para tratamento de hiperplasia prostática benigna prévia. O procedimento apresentou sangramento desprezível.

Palavras Chave ( separado por ; )

Prostatectomia; Robótica; Embolização; Multimídia

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - Sao Paulo - Brasil

Autores

Hugo Octaviano Duarte Santos, Paulo Priante Kayano, Oliver Rojas Claros, Arie Carneiro, Gustavo Caserta Lemos