Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RESSECÇAO EM BLOCO A LASER DE LEIOMIOMA VESICAL

Resumo

Introdução :As lesões vegetantes vesicais tem como tratamento padrão ouro a Ressecção Endoscópica TransUretral utilizando o bisturi monopolizar ou bipolar. Porém recentemente tem sido publicado a utilização do laser para a ressecção dos tumores vesicais, com bons resultados pós operatórios.

Objetivo: Apresentar a ressecção em bloco de um leiomioma vesical com laser de Thulium.
Pacientes e métodos: Paciente assintomático que durante investigação de hiperplasia prostática benigna, realizou ultrassonografia pélvica e foi identificado uma lesão sólida intravesical de 2,5 cm. Foi submetido a ressecção endoscópica da lesão vesical utilizando ressectoscópio de laser com camisa de 26 F. Foi utilizado o laser de Thulium da Quanta System de 200 W. Foi utilizado uma fibra de 550 nM e uma potência de 50 W.A lesão foi ressecada em bloco com ressecção do óstio ureteral esquerdo e posteriormente ressecada parte da lesão após enucleação e retirado os fragmentos com Ellik.

Resultados: A cirurgia teve um tempo operatório de 18 minutos. No pós operatório paciente permaneceu com sonda vesical 20 F sem necessidade de irrigação vesical. Paciente recebeu alta hospitalar no dia seguinte da cirurgia sem sonda vesical de demora.
O resultado histopatológico apresentou diagnóstico de leiomioma vesical.

Conclusão : A Ressecção a laser da lesão vesical é um procedimento factível, rápido, seguro e vem aumentando o número de publicações utilizando o laser no tratamento dos tumores vesicais.

Palavras Chave ( separado por ; )

LEIOMIOMA VESICAL, LASER, THULIUM

Área

Uro-oncologia

Instituições

HAC - Rio de Janeiro - Brasil, UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PEDRO GABRICH, RODRIGO LOUREIRO DE MARINS, RAFAEL GABRICH, RONALDO DAMIAO, RICARDO FREIRE DA SILVA, BRUNO RIBEIRO GUIMARAES CARVALHO