Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

MANEJO DO PROLAPSO ANTERO-APICAL RECORRENTE DE NEOVAGINA EM PACIENTE TRANSGENERO

Resumo

Introdução: A cirurgia de redesignação de gênero está progredindo como parte do tratamento da transexualidade. Infelizmente, muito poucos dados sobre complicações como estreitamento da neovagina e prolapso pós cirurgia de redesignação de sexo estão disponíveis.
Objetivo: Apresentar técnica cirúrgica para correção de prolapso recorrente pós-neovaginoplastia em uma paciente transgênero.
Métodos: Paciente apresentou-se no serviço com prolapso de parede neovaginal anterior associado a prolapso da glande com os respectivos corpos cavernosos. A técnica usada para a redesignação de gênero foi a inversão peniana e correções anteriores do prolapso através da sacrocolpopexia foram tentadas em outro serviço sem sucesso, com recorrência do mesmo. Inicialmente dissecamos a glande com preservação da pele adjacente. A porção ventral da mesma foi extirpada em conjunto com os corpos cavernosos e a parte dorsal restante foi adaptada para a criação de um neoclitoris, que foi posteriormente transposto para a posição anatômica habitual para garantir a sensibilidade e manutenção das funções sexuais. A parede anterior prolapsada da neovagina foi ancorada ao periósteo do ramo púbico ascendente bilateralmente e a profundidade neovaginal final de 9 cm.
Resultados: Após um mês de seguimento, a paciente ficou satisfeita, sem queixas e sem nova recidiva. Após seis meses, não houve recidiva; a paciente mantinha-se sem queixas. O neoclitóris mantinha a sensibilidade e a neovagina não teve necrose ou estenose, bem como nenhum prolapso ou disfunção miccional estavam presentes.
Conclusão: Complicações após cirurgia de redesignação sexual requerem avaliação individual, pois tendem a ser altamente variáveis; nossa técnica é reprodutível, de baixo custo e consiste em uma alternativa para o tratamento do prolapso antero-apical recidivado após cirurgia de neovaginoplastia.

Palavras Chave ( separado por ; )

Complicação Vaginoplastia; Redesignação Sexual; Transgênero; Prolapso Feminino; Neovagina.

Área

Urologia Feminina

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - Sao Paulo - Brasil, University of Illinois - - Estados Unidos

Autores

Paulo Vitor Barreto, Ervin Kocjancic, Arnold Peter Paul Achermann, Paulo Cesar Rodrigues Palma, Cassio Luis Zanettini Riccetto