Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RESSECÇAO EM BLOCO A LASER DE TUMOR VESICAL

Resumo

Introdução : A Ressecção transuretral continua sendo o tratamento gold-standard dos tumores superficiais de bexiga, apesar de apresentar limitações como: fragmentação do tumor, artefatos na patologia, lesão térmica pelo bisturi elétrico e em até 50 % dos casos,ausência de camada museular no espécime cirúrgico. A ressecção em bloco dos tumores vesicais a laser surge como alternativa a ressecção convencional com o objetivo de melhora da qualidade da peça cirúrgica, sem fragmentação tecidual, facilitar a análise do patologia e enviar camada múscular para análise.

Objetivo: Apresentar um vídeo de enucleação em bloco de um tumor vesical de parede lateral esquerda utilizando o laser de thulium.

Materiais e métodos: Paciente 66 anos com quadro clínico de hematúria macroscópica indolor. Na ultrassonografia apresentava imagem de lesão vesical sólida de 3,0 cm em parede lateral esquerda.
Foi realizado a ressecção em bloco da lesão vesical com ressectoscópio específico para cirurgia a laser, com camisa 26 F e elemento de trabalho laser. Foi utilizado o laser de Thulium de 200 W e uma fibra a laser de 550nM. A energia utilizada para a enucleação foi 50 W. A lesão vesical foi ressecada em bloco sem fragmentação e removida com evacuador de Ellik.

Resultados: A cirurgia teve um tempo operatório de 45 minutos. Após o procedimento o paciente permaneceu com sonda vesical 20 F com irrigação vesical. Paciente teve alta hospitalar no dia seguinte dia seguinte sem sonda vesical de demora. Durante a ressecção da lesão vesical, apesar de ser de parede lateral esquerda não houve estimulação do nervo obturador, portanto não houve reflexo obturador.
O resultado histopatológico demonstrou um carcinoma de células de transição de baixo grau com invasão da lamina própria sem invasão da camada muscular própria da bexiga.

Conclusão: A ressecção em bloco a laser dos tumores vesicais é um procedimento factível e surge como alternativa à RTU convencional no tratamento das lesões vesicais, podendo no futuro se tornar o novo gold-standard no tratamento das lesões vesicais.

Palavras Chave ( separado por ; )

TUMOR VESICAL, LASER, RESSECÇÃO

Área

Uro-oncologia

Instituições

HOSPITAL DE ENCINO ALCIDES CARNEIRO - Rio de Janeiro - Brasil, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Pedro Gabrich, RODRIGO LOUREIRO DE MARINS, RAFAEL GABRICH, RICARDO FREIRE, BRUNO RIBEIRO GUIMARAES CARVALHO, RONALDO DAMIAO, ALEX MALTZ SCHUL, DANILO SOUSA LIMA