Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

INCIDENCIA DE PROSTATITE AGUDA EM PACIENTES COM TRANSPLANTE RENAL APOS BIOPSIA DE PROSTATA TRANSRETAL GUIADA POR ULTRASSONOGRAFIA.

Resumo

Introdução e Objetivo: A sobrevida a longa prazo aumentou em receptores de transplante renal (RTR). Consequentemente, cânceres urológicos como câncer de próstata (CaP) tem aumentado nessa população. Biópsia de próstata transretal guiada por ultrassonografia (BPTR) é o procedimento padrão para diagnóstico de CaP. A incidência de prostatite aguda após BPTR na população geral varia entre 0,52% a 4,2%. Nosso estudo pretende avaliar a incidência de prostatite aguda em pacientes RTR após BPTR.

Métodos: Entre Maio de 1986 à Setembro de 2018 um total de 4380 transplantes renais foi realizado em nossa instituição. Um total de 40 RTR foram submetidos a BPTR para investigação de CaP. Todas as biópsias foram realizadas guiadas por USG. Os pacientes receberam profilaxia com 500mg de ciprofloxacino oral 2 vezes ao dia por 5 dias, iniciando 24 horas antes do procedimento. Foram inclusos os pacientes com prostatite aguda até 14 dias após a realização da biópsia.

Resultados: Prostatite aguda foi diagnosticada em 11,6% dos pacientes após BPTR, 60% necessitando de hospitalização e nenhum paciente necessitou de cuidados em terapia intensiva. A perda de função renal média (estimada pelo MDRD) foi 27% durante o período de infecção, retornando aos valores basais após o tratamento.

Conclusões: A incidência de Prostatite aguda após BPTR em RTR foi 11,6%, aproximadamente 4 vezes maior em comparação com a população geral. Em 60% dos pacientes foi necessário hospitalização. Alguns casos apresentaram perda transitória de função do enxerto, entretanto, MDRD retornou a valores basais após o tratamento. Sugerimos um esquema de profilaxia antibiótica alternativo e seguimento clínico cuidadoso nesse grupo de pacientes.

Palavras Chave ( separado por ; )

Prostatite; Biópsia de Próstata; Transplante Renal

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

Hospital das Clínicas FMUSP - Sao Paulo - Brasil

Autores

Felipe Saraiva Bernardes, Matheus de Almeida Carvalho Siqueira, Marcelo Puppo Bigarella, Affonso Celso Piovesan, Hideki Kanashiro, Ioannis Michel Antonopoulos, Gustavo Xavier Ebaid, Renato Falci Júnior, Rafael Fagionato Locali, William Carlos Nahas