38º Congresso Brasileiro de Urologia

Regras para submissão e apresentação de trabalhos


O CBU 2021 ainda está aceitando submissões de resumos e trabalhos completos!  

 

Para as submissões de resumos, os autores deverão escolher no ato de inscrição se optarão pela apresentação por meio de: a) apresentação oral (pódium); b) vídeo de procedimento prático; c) pôster não comentado. Na aba Modelo de Trabalho Editorado há uma estrutura para ser utilizada como base. Quanto às submissões de resumo, é estritamente necessário que sejam feitas por este site, não serão aceitas submissões por e-mail.

O envio do trabalho completo é necessário apenas para os interessados em concorrer aos prêmios Sérgio Agnada e Gilberto Menezes de Goés. No caso de submissões de artigos completos, cabe ressaltar que elas serão realizadas, exclusivamente, por e-mail. As demais orientações estão contempladas na aba do site destinada a estes prêmios.

 

Atenção: somente serão aceitos trabalhos exclusivos, isto é, estudos que não foram enviados para outros eventos ou periódicos. Múltiplos resumos baseados numa mesma população serão rejeitados. A avaliação será pautada pelos critérios: validação científica e originalidade do conteúdo.

 

DATAS IMPORTANTES 
Início das submissões 15/02/2021
Fim das submissões 31/08/2021
Prazo destinado à avaliação 01/09/2021 a 17/09/2021
Divulgação das listas de trabalhos aprovados* 15/10/2021, pelo site: www.cbu2021.com.br
Datas das apresentações  13 e 14/12/2021

                                                        *Após a divulgação dos trabalhos aprovados, os participantes terão 10 dias corridos para efetuar o pagamento da inscrição no evento.

 

Os resumos submetidos precisam ser integrados em uma das seguintes áreas:

 

ÁREAS DE AFINIDADE

Uro-Oncologia

Urologia Pediátrica

Urologia Feminina

Uroneurologia / Disfunções Miccionais / Urodinâmica

Infecção

Infertilidade

Disfunção Sexual

Hiperplasia Prostática Benigna

Litíase / Endourologia

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Transplante Renal / Miscelânea 

Ciência Básica

Relatos de Casos (somente serão aceitos relatos de casos raros)

 

Cada trabalho poderá ter, no máximo, 10 (dez) autores e todos devem ter contribuído substancialmente para a sua realização. 

 

INFORMAÇÕES SOBRE AS APRESENTAÇÕES 
Apresentação oral (pódium)* Deverá ser gravada, com a presença síncrona do autor principal para as discussões online. 10 minutos (6 minutos para apresentação e 4 minutos destinado à discussão)
Vídeo de procedimento* As apresentações dos vídeos serão exclusivamente presenciais e com discussões. 7 minutos (4 minutos para apresentação e 3 minutos destinado à discussão)
Pôster As apresentações serão não comentadas, isto é, haverá apenas uma exposição virtual de pôsteres sem a necessidade da presença do autor. -

                                                    * Em casos de apresentações presenciais de estudantes de graduação ou residentes é obrigatória a presença de um coautor sênior.

 

É permitida a estruturação dos dados apresentados em tabelas, gráficos ou figuras, desde que mantenham clareza e sejam autoexplicativos. E é importante salientar que, apesar dos autores escolherem a forma de apresentação no ato de inscrição, ela poderá ser revista e alterada pela comissão julgadora. 

 

CERTIFICADOS
Será emitido apenas um certificado para cada trabalho aceito e apresentado. Nele, constará o título do trabalho, o nome do autor e de todos os coautores, de acordo com a ordem submetida no sistema.