WhatsApp

Dados do Trabalho


Título

ALÉM DA SOBREVIVÊNCIA: PRESERVANDO A FERTILIDADE DIANTE DO CÂNCER TESTICULAR

Resumo

INTRODUÇÃO
No cenário das neoplasias urológicas, o câncer testicular, apesar de sua raridade global de 1 a 2%, é a doença maligna mais comum entre homens jovens, impactando de forma significativa a saúde masculina. Com taxas de sobrevivência em ascensão, a preservação da fertilidade surge como desafio prioritário, dada a possibilidade de efeitos adversos dos tratamentos agressivos. Este estudo busca explorar as estratégias de prevenção da fertilidade em pacientes com câncer testicular, abordando métodos, taxas de sucesso e fatores prognósticos, essenciais para informar os pacientes e aprimorar abordagens clínicas, detectando lacunas no conhecimento que orientem pesquisas futuras.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Realizada uma revisão sistemática, utilizando os termos "testicular cancer” e “ fertility preservation" para busca bibliográfica na base de dados PubMed, Scielo e Medline. Incluíram os estudos publicados entre 2020 e 2024 que envolvessem os métodos de preservação da fertilidade, com critérios de exclusão para estudos com ausência de dados relevantes.
RESULTADOS
Estudos reforçam a criopreservação de esperma como padrão-ouro na preservação da fertilidade masculina em câncer testicular. Embora notável eficácia, fatores como idade do paciente, tipo histológico, estágio da neoplasia e urgência do tratamento influenciam os resultados. Adicionalmente, técnicas inovadoras, como extração direta de espermatozóides do testículo e epidídimos, foram exploradas. Apesar de promissoras, o conhecimento dos impactos a longo prazo dessas estratégias permanece limitado, especialmente após terapia gonadotóxica. A importância da criopreservação é ressaltada e também destaca a necessidade de mais investigação para compreensão abrangente das opções e implicações para preservação da fertilidade masculina em câncer testicular.
CONCLUSÃO
A preservação da fertilidade em pacientes com câncer testicular, diante gonadotoxicidade do tratamento, destaca-se clinicamente. Apesar de reforçar a viabilidade da criopreservação de esperma, reconhece a importância do manejo individual para atender às necessidades específicas do paciente, considerando fatores prognósticos. Na otimização da saúde reprodutiva masculina, é indispensável pesquisas adicionais para aprimorar as estratégias de preservação da fertilidade no contexto do câncer testicular e entender as repercussões a longo prazo das abordagens adotadas.

Área

Complicações do Tratamento Oncológico

Instituições

Anhembi Morumbi - São Paulo - Brasil

Autores

JÚLIA MARCONDES BARBOZA