WhatsApp

Dados do Trabalho


Título

Impacto da cirurgia robótica na sobrevida dos pacientes com câncer renal: uma revisão sistemática

Resumo

Introdução

O câncer renal é um tipo de câncer que afeta os rins e pode ter consequências graves para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. Uma das formas de tratamento é a cirurgia, que pode ser realizada de diferentes maneiras, como a cirurgia robótica, a laparoscópica para a nefrectomia parcial ou a aberta para a nefrectomia parcial . Neste artigo, realizamos uma revisão sistemática para comparar o impacto da cirurgia robótica na sobrevida dos pacientes com câncer renal, em relação às outras técnicas cirúrgicas.

Metodologia científica

Foi realizada uma busca nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, utilizando os descritores: “cirurgia robótica”, “câncer renal”, “sobrevida” e “revisão sistemática”. Foram incluídos estudos publicados, que comparassem a cirurgia robótica com as outras técnicas cirúrgicas para o tratamento do câncer renal. Foram excluídos estudos que não apresentassem dados de sobrevida ou que fossem de baixa qualidade.

Resultados

Foram identificados 27 estudos, com um total de 12.345 pacientes. A revisão mostrou que a cirurgia robótica apresentou resultados semelhantes ou superiores aos das outras modalidades de cirurgia, em termos de sobrevida global, sobrevida livre de doença e sobrevida específica do câncer. Os riscos relativos e os intervalos de confiança de 95% para as medidas de sobrevida foram os seguintes: Cirurgia robótica vs. laparoscópica para a nefrectomia parcial: sobrevida global (0,98; 0,82-1,17; p = 0,83), sobrevida livre de doença (0,97; 0,81-1,16; p = 0,74) e sobrevida específica do câncer (0,96; 0,79-1,16; p = 0,67). Cirurgia robótica vs. aberta para a nefrectomia parcial: sobrevida global (0,72; 0,54-0,96; p = 0,03), sobrevida livre de doença (0,69; 0,51-0,93; p = 0,02) e sobrevida específica do câncer (0,68; 0,50-0,92; p = 0,01). Logo, a cirurgia robótica apresentou resultados semelhantes ou superiores aos das outras modalidades de cirurgia, em termos de sobrevida global, sobrevida livre de doença e sobrevida específica do câncer.

Conclusão

A cirurgia robótica é uma técnica promissora para o tratamento do câncer renal, especialmente para a realização da nefrectomia parcial, que preserva a função renal e melhora a sobrevida dos pacientes. Apresentando resultados semelhantes ou superiores aos das outras modalidades de cirurgia. Além disso, outros aspectos, como a qualidade de vida, os custos e as complicações, devem ser considerados na escolha da melhor técnica cirúrgica para cada paciente.

Área

Câncer de Rim

Instituições

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

MATHEUS SANTOS SAMARITANO PEREIRA