Dados do Trabalho
Título
REDUÇÃO DO SETUP DE SALA NO CENTRO CIRÚRGICO: DESAFIO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Introdução
Setup de sala operatória (SO) é um tempo importante para ocupação do Centro Cirúrgico (CC), ele corresponde ao momento da saída do paciente da sala, desmontagem, higienização e organização total para montagem do próximo procedimento. Quando otimizado esse intervalo, possibilita a realização de um maior número de procedimentos por sala e consequentemente aumento da capacidade produtiva da unidade. Esta redução de tempo de setup acarreta não somente em ganhos financeiros para a organização, mas também em benefícios diretos para a comunidade, visto que aumenta o potencial de atendimento de pacientes e promovendo a satisfação dos clientes médico e paciente. Para evitar qualquer atraso entre cirurgias é necessário que a equipe de enfermagem esteja interligada com a equipe de higienização para que o processo ocorra em tempo hábil, satisfatório e responsável.
Objetivo
Reduzir o tempo de desmontagem, limpeza e organização das SO.
Método
Trata-se de um relato de experiência onde a equipe de enfermagem do CC e da Central de Material e Esterilização, juntamente a equipe de higienização, realizam um setup de sala mais eficiente.
Discussão e Conclusões
Este processo foi desenvolvido após brainstorm entre atores envolvidos no processo (enfermagem, médico e higienização) e discutido os métodos que ali seriam aplicados para melhorar a satisfação da equipe médica, pacientes e produtividade hospitalar. Após aplicação das ações estabelecidas observou-se uma melhoria de tempo de setup de 37 minutos para 20, em 3 meses. Resultado alcançado devido a entrada de forma mais antecipada da higienização, junto com o colaborador responsável pela desmontagem da sala, pois antes os auxiliares de serviços gerais entravam com a sala 100% liberada. Outra ação realizada foi colocar os estagiários de enfermagem responsável pelo levantamento dos tempos de setup, com um papel mais ativo nesse processo.
Conclusões
Conclui-se então, que o projeto foi positivo, onde o tempo de setup de sala dessa instituição passou a ser referência nesse quesito no Estado, atingindo um resultado mediano de 17 minutos. Vale ressaltar, que os colaboradores responsáveis pela desmontagem e montagem da sala são profissionais da Central de Material e Esterilização, qualificando ainda mais esse processo de liberação.
Palavras-chaves
Centro cirúrgico; Sala cirúrgica; Enfermagem
Referências
Lopes J de O, Carvalho R de. Criação e implantação do processo de “Giro de Sala”: relato de experiência. Rev SOBECC [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 16º de julho de 2023];19(3):173-7. Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/110
Peralta T, Santos AA dos, Bourscheit F, Oliveira Junior NJ de, Somensi RM, Treviso P. FATORES QUE INTERFEREM NO TEMPO DE INTERVALO ENTRE CIRURGIAS: ESTUDO OBSERVACIONAL. Cogitare Enferm [Internet]. 2022;27:e80800. Available from: https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.80800
Área
Segurança do paciente
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Ana Catarine Cardoso de Melo, Larissa Costa Elias