Dados do Trabalho
Título
Gestão Participativa na CME - Trabalho com Alegria: Um Relato de Experiência
Introdução
A gestão compartilhada nos serviços de assistência à saúde, proporciona a equipe de enfermagem uma visão ampla e completa a respeito da gestão na área, permitindo que os processos e resultados sejam aprimorados de forma contínua. Assim como, a complementação da formação dos profissionais de saúde, deixando-os mais preparados para novos desafios. Nesse contexto, estratégias de gestão participativa nas áreas de saúde vem sendo implementadas com uma metodologia intitulada Trabalho com Alegria. A Enfermagem, ainda sofre influência dos modelos tradicionais de gestão, como resultados temos um processo de organização do trabalho focado em tarefas e com uma visão fragmentada do cliente em uma estrutura centralizadora e pouco flexível. Desta forma se torna inviável o sucesso no alcance dos objetivos estratégicos de uma organização, fazendo – se necessário a criação de novos modelos de organização baseadas no investimento em sistemas de aprendizagem. Há necessidade de estímulo desse processo, tanto escolas formadoras como nas instituições prestadoras de serviços de Saúde, numa tentativa de transformar os modelos tradicionais de ensino em práticas de gestão em Enfermagem participativa. Isso permitirá um processo com repercussões na construção de novos conhecimentos de gestão em Enfermagem. Com isso será possível um processo com influência no clima organizacional voltado para motivação e inovação, assim como introdução de novos valores para tomada de decisões, nas condições de trabalho e remuneração e até na legislação que regulamenta a profissão, visando à autonomia e liberdade de exercê-la.
Objetivo
Descrever as melhorias com a implantação da metodologia do Trabalho com Alegria como estratégia de gestão participativa no Centro de Material e Esterilização.
Método
Relato de experiência, cujo estudo foi realizado em um hospital de grande porte e alta complexibilidade, localizado na cidade de São Paulo. Equipe composta por 93 profissionais. O trabalho com alegria iniciou em 2018, onde os profissionais colocavam suas expectativas nos post-its, fixando - os no mural. Após esse processo os dados foram tabulados, sendo criadas as categorias, a saber: Escalas de Trabalho, Salários e Benefícios, Desenvolvimento e Comunicação, Processos de trabalho e Infraestrutura.
Discussão e Conclusões
Após a implantação da estratégia do Trabalho com Alegria, houve resultados positivos. Com relação a Escalas de Trabalho, ficou estabelecida uma escala de trabalho 12x36, pois segundo levantamento poderiam dedicar mais tempo à família. A categoria Salários e Benefícios exigiu uma força tarefa do setor de recursos humanos para atender às solicitações de forma que essa ação esteja alinhado com planejamento estratégico institucional. A categoria Desenvolvimento e Comunicação, foi capaz promover uma integração do profissional nas tomadas de decisões, possibilitando autonomia e valorização do seu trabalho, além de reforçar sua competência técnica, assim como melhora na construção do trabalho em equipe. É um sistema acolhedor, integral, resolutivo e, sobretudo, democrático. Na categoria Processos de Trabalho o profissional percebeu que suas ideias e desejos foram valorizados e em sua grande maioria atendidos, estimulado - o a participar dos processos de melhoria, pois compreendeu que estas ações impactaram diretamente na sua vida pessoal e profissional. Na Infraestrutura, foi possível ações relacionadas ao ajuste dos mobiliários de ergonomia.
Conclusões
Investir no capital humano dos times que formam as organizações de Saúde, desenvolve a aprendizagem, fortalece os times e incentiva a capacidade criativa e o domínio pessoal.
Palavras-chaves
Gestão em saúde; Motivação, Atenção à saúde
Referências
Engstrom EM, Silva VC e. Gestão participativa na Atenção Primária à Saúde: ensaio sobre experiência em território urbano vulnerável. Saúde debate [Internet]. 2022Nov; 46 (spe4) : 120–30. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E409.
Penedo RM, Gonçalo C da S, Queluz D de P. Gestão compartilhada: percepções de profissionais no contexto de Saúde da Família. Interface (Botucatu) [Internet]. 2019;23:e170451. doi.org/10.1590/Interface.170451.
Práticas Recomendadas da SOBECC : Enfermagem em Centro Cirúrgico, recuperação pós – anestésica e centro de material e esterilização, 8ª edição, 2021.
Área
Gestão
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Maria de Fátima Gomes Santos da Silva, Expedita Rodrigues Ferreira, Valdinéia da Silva Pereira, Renato Wagner Ferreira Lima