Dados do Trabalho
Título
IMPLANTAÇÃO DO BUNDLE DE CATETER VESICAL DE DEMONA NO CENTRO CIRÚRGICO
Introdução
No meio hospitalar, as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) constitui o efeito adverso mais recorrente. Dentre os principais tipos de IRAS, destacam-se as de sítio cirúrgico, corrente sanguínea, do trato respiratório e urinário. Nesse ínterim, as infecções do trato urinário, em sua maioria, estão associadas ao Cateterismo Vesical de Demora (CDV).
Objetivo
Descrever a experiência da implantação do bundle de CVD no Centro cirúrgico (CC)
Método
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência da implantação do bundlle de CVD no CC pelas enfermeiras.
Discussão e Conclusões
Por tratar-se de um procedimento invasivo, medidas preventivas são tomadas a fim de evitar complicações no pós-operatório em decorrência de infecções, para isso utiliza-se o Bundle, o qual é instituído pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do hospital, e trata-se de um conjunto de boas práticas para a prevenção de infecções. A CCIH apresentou o buldle e o seu instrumento impresso, na qual deve ser preenchido pelo enfermeiro executor e de um profissional auditor. O executor é o profissional que faz a inserção do CVD e o auditor um profissional que acompanha a execução do procedimento. O Bundle utilizado na instituição funciona como um check-list, ou seja, é um instrumento que segue linhas de protocolos e contém itens como a indicação do cateter, o número da sonda utilizada, técnicas assépticas, insuflação do balonete, a fixação do cateter após a inserção, entre outros, concedendo assim a segurança do paciente e do profissional, visto que este deve utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI’s), além de contar com a supervisão de outro profissional durante o procedimento. Sendo assim, além de prevenir uma infecção resultante da realização incorreta do cateterismo, este protocolo também respalda o profissional de enfermagem, visto que, caso o paciente venha a apresentar sinais de infecção, o Bundle e o detalhamento do procedimento no mesmo garantem que este foi feito seguindo os métodos descritos no instrumento.
Conclusões
Dessa forma a implantação do bundle no CC foi bem aceito pela equipe e tem tido excelente adesão dos profissionais, garantido procedimentos mais seguros ao paciente e aos profissionais executores, além de serem fontes de registros da execução do procedimento. Conclui-se que a adesão ao Bundle por parte dos enfermeiros é de extrema importância, uma vez que facilita no manejo do dispositivo e previne infecções em decorrência do cateterismo vesical de demora.
Palavras-chaves
Bundle, cateter vesical de demora, enfermagem
Referências
ANJOS MK, et al. Incidentes associados ao cateterismo vesical de demora em pacientes hospitalizados: revisão integrativa. Research, Society and Development, 2020; 9(8): e41985115.
BORSATO IF, et al. Avaliação do Bundle de uso de cateter vesical de demora. Research, Society and Development, 2021; 10(2): e5710212252.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Parecer nº 199/2021. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/parecer-de-conselheira-federal-no-199-2021-cofen_95195.html#:~:text=Vale%20ressaltar%20ainda%20que%20o,diagn%C3%B3stico%20e%20prescri%C3%A7%C3%A3o%20de%20enfermagem. Acesso em: 05 de junho de 2023.
Área
Segurança do paciente
Categoria
Enfoque na prática
Autores
RENATA GLAUCIA BARROS SILVA LOPES, MEIB NASCIMENTO MARQUES, DEBORA Cassia Quaresma Silva, Adriana Sá Pinheiro