Dados do Trabalho


Título

ANTIBIOTICOPROFILAXIA CIRURGICA: CAMPANHA DE AÇAO EDUCATIVA

Introdução

A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é uma complicação comum, com taxas elevadas de morbimortalidade, caracterizando um importante problema econômico para o sistema de saúde. Sendo classificadas ISC quando houver infecção até 30 dias depois da cirurgia ou 90 dias após quando implante de próteses. Implica diretamente no tempo de permanência nas unidades de internação e estando diretamente ligado a segurança do paciente. A segurança do paciente visa reduzir ao mínimo os danos e riscos que o paciente pode estar exposto¹. Diante disso a antibioticoprofilaxia está relacionada na melhora desses resultados, ainda que esta não substitui nenhum dos demais cuidados preventivos da ISC, não devendo ser visto de forma isolada na prevenção dela, mas, como parte de um conjunto de fatores baseados, tanto no paciente como nos procedimentos cirúrgicos. Cuidados estes ligados a antissepsia da pele, técnica cirúrgica correta, hemostasia adequada, manutenção da temperatura corporal, tempo operatório, esterilização dos materiais e equipamentos cirúrgicos. A antibióticoprofilaxia cirurgia engloba o uso de Protocolos que visam orientar qual antibiótico adequado para o tipo de cirurgia e microbiota prevalente visando prevenir as infecções associadas ao sitio cirúrgico.

Objetivo

Descrever o relato de experiencia realizado em um hospital escola a cerca de uma ação educativa sobre a temática antibioticoprofilaxia cirúrgica.

Método

Trabalho do tipo relato de experiencia realizado no ano de 2022 em um hospital escola da cidade de Campinas-SP evolvendo profissionais do centro cirúrgico.

Resultados

Realizada campanha intitulada “antibioticoprofilaxia cirúrgica” como uma medida adicional para a redução do risco de infecção do sitio cirúrgico e trabalhar esse tema de extrema importância, foi utilizado uma roleta com símbolos, os quais o profissional deveria girar a roleta, escolher o símbolo no qual continha uma pergunta relacionada ao antibiótico de primeira escolha para uma cirurgia ou tempo de repique do mesmo. Após a resposta o profissional ganhava um brinde. Caso a resposta dada fosse incorreta a equipe envolvida no treinamento lhe dava uma breve explicação sobre o assunto e este tinha a possibilidade de girar a roleta novamente, visando assim aprender com o erro. A campanha estava alocada dentro do centro cirúrgico e teve a participação de 170 profissionais. Essa campanha teve objetivo de estimular o aprendizado e conscientizar os profissionais envolvidos na cirurgia: médicos, anestesistas e equipe de enfermagem a identificarem qual antibiótico deve der administrado em cada cirurgia e o tempo de repique do mesmo, visando a cirurgia segura e a redução dos níveis de infecção do sitio cirúrgico.

Conclusões

Pode-se perceber uma adesão considerável dos profissionais de saúde em relação a campanha e ao formato na qual a mesma foi executada tornando-se assim um método efetivo de educação em saúde, conseguindo atingir o objetivo de disseminar conhecimento e atualizá-los a cerca do protocolo de antibioticoprofilaxia cirúrgica.

Palavras-chave

Antibioticoprofilaxia; Segurança do paciente; Centro cirúrgico.

Referências

1. Costa AC, Cruz SF, Ferraz AAB. O Que há de novo em infecção do Sitio Cirurgico e antibioticoprofilaxia em cirurgia? Artigo de Revisão ABCD, arq. bras. cir. Dig [Internet].2020 [acesso em: 04 Jul. 2023];33 (04) e1558. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/abcd/a/49WKzsVVT6R6ZbfdNJjVhQK/?lang=pt#.
2. Carmo MF, Itacarambi LR, Silva AKN, Silva AKN, Cargozinho MM, Gomes JRAA et al. Segurança do paciente na antibioticoprofilaxia cirúrgica: revisão integrativa.HRJ [Internet].2022 [acesso em: 04 Jul. 2023]; v.3 n.14.Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/383

Área

Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Mayara Marques Torres de jesus, Julio Cesar Costa, Ketlen Henara Macedo Guadagnim, Ana Luiza Ferreira Meres, Larissa Bueno Pimentel Sabetta Techio, Marcela P Pinheiro Barbosa Lourenço