Dados do Trabalho
Título
Indicador de lesão por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico: relato de experiência.
Introdução
Pacientes quando submetidos a procedimento cirúrgico estão sob risco de lesões relacionados a posição exigida para o procedimento cirúrgico. A lesão por pressão (LP) segundo National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) pode ocorrer em tecido mole subjacente, mais comum em proeminências ósseas, ou estar relacionadas a um dispositivo médico, resultante de pressão intensa ou prolongada em combinação com cisalhamento. Medidas de prevenção devem ser realizadas para tentar minimizar os danos. Na literatura são descritas medidas efetivas para o planejamento de assistência, com aplicação de superfícies de suporte e curativos de cobertura adesivo aplicadas em áreas onde haverá maior pressão. Em 2022, a escala Munro foi implantada na instituição desta pesquisa, os enfermeiros receberam treinamento de como aplicar a escala em sua área de atuação (sejam da unidade pré-operatória, centro cirúrgico, recuperação pós-anestésica e demais unidades que encaminham seus pacientes para o centro cirúrgico). E partir deste momento inicia-se a mensuração de indicador de lesão por pressão no centro cirúrgico.
Objetivo
Relatar a experiência com o indicador de lesão por pressão no centro cirúrgico, baseado na notificação de evento adverso após implantação de avaliação de risco.
Método
Trata-se de um relato de experiência, sobre o indicador de lesão por pressão no centro cirúrgico baseado na totalidade de notificação de eventos adversos no período de janeiro a dezembro de 2022, em um hospital de grande porte, filantrópico, no município de São Paulo.
Discussão e Conclusões
Com a reclassificação das lesões nas notificações pela enfermeira perioperatória, percebe-se uma margem de lesões que foram documentadas pelo setor centro cirúrgico porém não são características de lesões desenvolvidas no setor, como por exemplo, lesões prévias, dermatite associada a incontinência, skin tears e recusa equipe em uso de proteções de pele. Foram identificados registros duplicados e incorretos, como, respostas alérgicas, paciente incorreto e hiperemia reativa (não considerada uma lesão por pressão), e assim iniciada a identificação das lesões correspondentes ao posicionamento cirúrgico, reconhecendo o quantitativo de lesões. Em seguida o indicador é construído de N lesões por posicionamento sobre N cirurgias no período vezes 100. No ano de 2022, foram identificadas 395 notificações de evento adverso, destas, 128 lesões estavam relacionadas ao posicionamento cirúrgico em 17.941 procedimentos cirúrgicos realizados, gerando um percentual de 0,7% lesões por pressão por posicionamento.
Conclusões
Concluímos que o indicador de lesão por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico é um norteador de qualidade de assistência, e dentro do que tivemos registrado, o valor encontrado é baixo perante a literatura, e pode estar relacionado a avaliação de risco no perioperatório, aplicação de medidas de suporte e o treinamento da equipe de enfermagem possibilitou conscientização da cultura de segurança e notificação de eventos adversos.
Palavras-chaves
Lesão por pressão; Indicador de Risco; Enfermagem perioperatória;
Referências
National Pressure Ulcer Advisory Panel, European Pressure Ulcer Advisory Panel, Pan Pacific Pressure Injury Alliance. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers: Clinical Practice Guideline. Emily Haesler, ed. Osborne Park, [Internet] Australia: Cambridge Media; 2014. [acessado em 10 mar. 2023]. Disponível em: http://www.internationalguideline.com/static/pdfs/ NPUAP-EPUAP- PPPIA-CPG-2017.pdf.
Sousa CS. Tradução, adaptação cultural e validação da Munro Scale para português do Brasil. REME.2021;25:e1404. doi: 10.5935/1415-2762-20210052
Sousa CS, Acuna AA. Implantação da escala Munro de avaliação de risco de lesão por pressão no perioperatório. Rev. SOBECC. 2022;27:2227784. Doi:10.5327/Z1414-4425202227784.
Área
Outros
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Cristiane Dias Espindola, Cristina Silva Sousa, Leticia Costa Rinaldi, Luiza Carraco Palos, Renata Peixoto Correa