Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA EXECUÇÃO DOS POP’S EM CME ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Introdução

A educação permanente em saúde é uma política que visa orientar a formação e a qualificação dos profissionais, pretendendo superar práticas profissionais fragmentadas e repetitivas(1,2).

Objetivo

Relatar a experiência no internato em enfermagem no planejamento e intervenções em educação permanente em saúde na CME

Método

Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, por meio da observação da realidade durante o período de abril a junho 2023, realizada na Central de Material e Esterilização (CME) localizado em Belém – PA. A CME é classificada como tipo dois, possuindo 31 profissionais (6 auxiliares de enfermagem; 19 técnicos de Enfermagem e 6 Enfermeiros), com vista na avaliação do percurso que o PPS é submetido desde a chegada na área suja/expurgo até a distribuição para as unidades assistenciais

Discussão e Conclusões

Foram executas as seguintes etapas: 1ª: apropriação pelas internas de enfermagem sobre os POP validados na Instituição e reforçado com outras literaturas; 2ª: realizaram observações na execução dos POP’s pelos profissionais; A partir da observação da 2ª etapa percebeu-se alguns profissionais ainda demonstravam ineficiência quanto a execução dos POP’s em sua totalidade. Assim, procedeu-se a elaboração da 3ª etapa. 3ª: elaboração de cronograma de treinamento com os seguintes temas/ementas: microbiologia/ classificação de produtos para a saúde, limpeza e desinfecção do carro de transporte de produtos para saúde/contêineres, Montagem de carga para esterilização a vapor saturado sob pressão.4ª: avaliação através de perguntas e respostas rápidas por meio de quiz.
O primeiro encontro ocorreu no mês de abril, abordou conceitos básicos de microbiologia/ classificação de produtos para a saúde (O que é a microbiologia, quais microrganismos existem, quais suas características e quais problemas eles podem causam aos seres humanos, Classificação dos PPS; e Tipos de CME). Participação de 17 profissionais (10 no turno da manhã e 7 à tarde). O segundo encontro ocorreu no mês de maio com abordagem em: Limpeza e desinfecção do carro de transporte de produtos para saúde/contêineres contaminados (Lavagem das mãos; Técnicas da paramentação e desparamentação; e Produtos utilizados para a limpeza e desinfecção). Participaram 18 profissionais (10 participaram no turno da manhã, 7 no turno da tarde e 4 à noite). O terceiro encontro foi no mês de junho e retratou a Montagem de carga para esterilização a vapor saturado sob pressão (Processo de validação da autoclave; Empacotamento dos PPS para esterilização; e Organização dos PPS nos racks e cestos). Participaram dessa capacitação 12 profissionais (8 participaram no turno da manhã e 4 à noite). Foi de grande valia trazer a discussão dos POP já implementados no setor por meio de educação permanente em saúde como uma estratégia de melhorias de adesão e oferecer mais segurança ao paciente.

Conclusões

O objetivo desse estudo foi alcançado com êxito. O ciclo de capacitações contribuiu para a atualização dos profissionais atuantes na CME e apropriação dos POP’s para a melhoria das práticas em serviço compatíveis com a RDC n. 15/2012. Sugere-se outros estudos que possam viabilizar e direcionar os fluxos das atividades desenvolvidas na CME através dos POP’s.

Palavras-chaves

Educação Profissional em Saúde Pública; Enfermagem; Departamentos hospitalares

Referências

1. Backes DS, Bär K, Costenaro RGS, Backes MTS, Souza FGM de, Büscher A. Educação permanente: percepção da enfermagem à luz do pensamento da complexidade. Acta paul enferm [Internet]. 2022;35:eAPE01906. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO019066

2. Gerhardt Primaz C, Knobeloch dos Santos R, Zanetti Malgor Oliveira J, Maros Heinen P, Catalina Aquino Caregnato R. Educação no centro de materiais e esterilização: revisão integrativa. Rev SOBECC [Internet]. 13º de outubro de 2021 [citado 13º de junho de 2023];26(3). Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/686

Área

Outros

Categoria

Enfoque na prática

Autores

ANA PATRICIA GOMES VASCONCELOS, EDILEUZA NUNES LIMA, MÁRCIA SORAYA QUARESMA VERA CRUZ, WESLEY BRANDÃO DIAS, LUANA SILVA MACEDO, ANA CAROLINA DA SILVA SOUZA