Dados do Trabalho


Título

Gestão de Recursos em Centro Cirúrgico em um Cenário de Pandemia: Relato de Experiência

Introdução

Objetivando diminuir o risco de contaminação e aumento de casos da COVID-19, o número de procedimentos eletivos cirúrgicos caiu drasticamente no período crítico da pandemia, onde apenas casos de urgência/emergência foram abordados, sendo o centro cirúrgico um setor veemente afetado. Em maio de 2023 a OMS declarou o fim da pandemia, fazendo com que as práticas de saúde, bem como os profissionais, pudessem retomar de forma segura para suas atividades dentro das unidades de trabalho.

Objetivo

Relatar a experiência na rotina da unidade de Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário da região norte paranaense no período da pandemia COVID 19, e descrever o plano de retomada de cirurgias eletivas após o período pandêmico.

Método

Relato de experiência acerca de mudanças de rotina e do retorno das cirurgias eletivas durante e pós pandemia, de um hospital universitário localizado na região norte do Paraná. A instituição atende cerca de 250 municípios do Paraná e de mais de 100 cidades de outros estados. Conta com 7 salas operatórias direcionadas a cirurgias de pequeno a grande porte e uma sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) com sete leitos.

Discussão e Conclusões

Após o decreto de pandemia, gestores e diretoria do centro cirúrgico do hospital em questão, optaram pela suspensão imediata de cirurgias eletivas, sendo mantidas apenas as cirurgias de urgência/emergência. A rotina da unidade foi amplamente alterada, e em pouco tempo, houve a necessidade de implantar novos fluxos para o atendimento dos pacientes nesse novo contexto. À medida que a doença se alastrou, os trabalhadores do Centro Cirúrgico foram remanejados para outros setores, tais como Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro. No ano de 2020, ano em que a pandemia foi deflagrada, o volume cirúrgico nos meses de abril a junho ficou abaixo de 300 cirurgias/mês. Em comparação ao ano de 2023, já fora do contexto de pandemia, já foram registrados cerca de 700 procedimentos cirúrgicos/mês. Observou-se que a partir da retomada dos procedimentos eletivos e retorno dos profissionais a unidade de origem, as cirurgias eletivas aumentaram cerca de 200%, necessitando assim, da contratação de novos profissionais da área anestésica e de enfermagem, devido ao grande acúmulo de cirurgias eletivas, além da ampliação do horário cirúrgico, que anteriormente a pandemia atendia cirurgias eletivas até às 18:30 e que foi ampliado para às 23h, priorizando clínicas que possuíam maior volume de procedimentos. Além disso, o cronograma para cirurgias eletivas foi estendido para os sábados, onde anteriormente só atendia procedimentos de urgência.

Conclusões

A Covid-19 acarretou diversas mudanças nas rotinas das instituições de saúde e o centro cirúrgico foi um setor fortemente afetado. Porém, com o fim da pandemia, a unidade teve que se reestruturar em diversas áreas para suprir as demandas reprimidas e assim, dar andamento a fila cirúrgica, aumentando assim o número de procedimentos, recursos humanos e materiais.

Palavras-chaves

Procedimentos Cirúrgicos Eletivos; Gestão em Saúde; Centro Cirúrgico; Enfermagem Perioperatória.

Referências

Diaz A, Sarac BA, Schoenbrunner AR, Janis JE, Pawlik TM. Elective surgery in the time of COVID-19. The American Journal of Surgery. 2020;219(6):900-902. https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2020.04.014

Organização Pan-Americana de Saúde. OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. Brasília: PAHO; 2023. https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente

Área

Gestão

Categoria

Enfoque científico

Autores

Maria Rafaella Bech, Aline Mie Nishimura, Amanda Felipe Polidoro, Isabela Fernanda Larios Fracarolli, Cibele Cristina Tramontini Fuganti, Denise Rodrigues Costa Schmidt, Flávia Regina Yoshida Nakamura