Dados do Trabalho


Título

GESTAO DO ENFERMEIRO EM PERIODO PANDEMICO E OS SEUS ENSINAMENTO POS-PANDEMIA

Introdução

Frente a um cenário complexo e desafiador como o da Covid-19, tornou-se necessário que as organizações hospitalares realizassem a reorganização dos processos assistenciais, de gestão e de adaptações estruturais¹. A enfermagem em seu cotidiano de trabalho vivencia ações que dependem de seu ambiente organizacional, o qual requer uma gestão eficiente, com liderança, responsabilidade e com adoção de medidas estratégicas para que os profissionais de saúde sejam capazes de adaptar-se rapidamente as mudanças necessárias. Em uma situação de pandemia, tornou-se evidente que potencializaram-se os conflitos emocionais, o estresse e a pressão psicológica, o que gerou uma grande preocupação mundial por parte dos profissionais e das instituições de saúde².

Objetivo

Este objetiva compreender o papel do enfermeiro na gestão/gerenciamento no enfrentamento à Covid-19 e os reflexos pós-pandemia.

Método

Trata-se de revisão narrativa de literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu nos meses de março a abril de 2023, por meio de uma busca realizada nas bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da saúde (LILACS) e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF), com acesso online, sendo utilizado como descritores do assunto: “Gestão", “Enfermagem”, “Pandemia”, “Saúde” seguido do operador boleano “AND”. Os critérios de inclusão de artigos foram: artigos publicados em inglês ou português, com recorte temporal de agosto de 2018 a agosto de 2022. Inicialmente foram recuperados 28 trabalhos, dos quais foram selecionados oito para análise.

Resultados

Dentre estes, emergiram-se três categorias, Categoria 1: As mudanças nos protocolos de saúde frente a pandemia; Categoria 2: O papel do enfermeiro no atendimento à covid-19; Categoria 3: Gestão de enfermagem em tempos pandêmicos. Nestas foram identificados, o visível esforço da área de enfermagem para se readaptar frente as novas vivências do cenário pandêmico, mudanças de protocolos institucionais e organizacionais; a importância da gestão como papel fundamental em um ambiente hospitalar, principalmente em tempos de pandemia, visto que, com diretrizes corretas de uma gestão eficaz, é proporcionado a equipe o melhor direcionamento para oferecer ao usuário uma melhor qualidade na assistência. Também foi evidenciado nos estudos a necessidade de capacitações constantes aos gestores e profissionais de enfermagem para o desenvolvimento de ações que priorizem a segurança do paciente e forneçam suporte psicológico aos profissionais ao lidarem frente a situações conflituosas/pandêmicas.

Conclusões

Diante desse cenário, muitos sentimentos foram demonstrados, como medo, incerteza, exaustão frente a sobrecarga de trabalho, falhas na gestão e gerencia por parte dos enfermeiros e das instituições de saúde frente a situações de conflito o que pode comprometer a atuação ética e responsável no trabalho. Destaca-se a importância de novos estudos que instiguem aos gestores de instituições hospitalares o desenvolvimento de estratégias de educação em saúde e a manutenção das ações de gerenciamento em enfermagem frente a situações conflituosas.

Palavras-chaves

Gestão. Pandemia. Enfermagem. Saúde.

Referências


1. Lins, MPC, Silva, HEO, Cleide, CO, Penha, JRL, Araújo, AH, Borges, AS, Rocha, JHGF. Ações de gerenciamento de enfermagem durante a pandemia do novo coronavírus. Research, Society and Development, 2022,11(9):e28811931824. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31824

2. Prado AD, Peixoto BC, da Silva AMB, Scalia LAM. A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa. REAS. 2020; (46)e4128. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/4128

Área

COVID-19

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Jordana Lopes Carvalho, Gabriel Froehlich Lopes, Gisela Cataldi Flores, Elisandra Medianeira Razera Nogueira Cassol, Camila Milene Soares Bernardi, Liege Camargo Alves Kurrle, Fernanda Stock da Silva