Dados do Trabalho
Título
Processo de implantação de codificação e rastreabilidade de caixas e instrumentais cirúrgicos.
Introdução
Inovações se fazem necessárias em busca de avanços tecnológicos e melhoria de processos, em virtude de viabilizar e otimizar os recursos humanos, pois são capazes de melhorar a sistematização de processos existentes em uma instituição e garantir que o quantitativo de materiais seja de forma mais consciente e sustentável. A codificação de instrumentais garante a eficácia organizacional de todo material disponível no setor de central de materiais e esterilização, possibilitando a rastreabilidade, conferência com segurança e confiabilidade nos materiais mapeados.
Objetivo
Relatar a experiência da implantação de codificação e rastreabilidade de instrumentais cirúrgicos no âmbito de uma central de material e esterilização de um hospital de grande porte em Natal-RN.
Método
O estudo consiste em um relato de experiência, de caráter descritivo, sobre a implantação de um sistema informatizado de codificação, e rastreabilidade de todo material existente em uma instituição hospitalar de grande porte com funcionamento de 10 salas para procedimentos cirúrgicos, e realização de uma média de 1200 cirurgias mensais, estando este processo de monitoramento centralizado sob a responsabilidade da central de material e esterilização. A codificação foi realizada mediante implantação de chips em todas as caixas e instrumentais, de acordo com o inventário e mapeamento setorial. A leitura do chip é realizada mediante código.
Discussão e Conclusões
Foi mapeado e desenvolvido um programa de software com implantação da codificação com método de rastreabilidade, em que foi inserido um chip em cada material de acordo com o tamanho dos instrumentais, neste chip se encontra todo histórico dos materiais, informações inerentes ao monitoramento de todos os processos, desde a sua localização até o número de vezes que foi utilizado, a quais processos foram submetidos, e os responsáveis na condução da gestão de rastreabilidade, para garantir com segurança onde todo material se encontra disponível na instituição na sua completitude.
Conclusões
Baseado neste processo, teve-se a oportunidade de padronizar-se as caixas cirúrgicas, instrumentais individuais, de equipe médicas que são fidelizados na instituição, evitando perdas e desperdícios, como também mensurar os indicadores de processo de maneira eletrônica e fidedigna.
Palavras-chaves
ENFERMAGEM de centro esterilizado; SEGURANÇA do paciente; AVALIAÇÃO de processos e resultados em cuidados de saúde.
Referências
Ministério da Saúde [Internet]. bvsms.saude.gov.br. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html
Cioccari ML, Lima SBS de, Betat MG, Fogaça Neto VM, Holkem GA de L, Lourenço AB, et al. Desafios do enfermeiro no gerenciamento em centro de material e esterilização: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2022 Mar 17;15(3):e9802.
Sistema de controle e rastreabilidade de caixas e instrumentos cirúrgicos em centrais de material e esterilização [Internet]. Unicamp. 2019 [cited 2023 Jul 18]. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/teses/2019/01/31/sistema-de-controle-e-rastreabilidade-de-caixas-e-instrumentos-cirurgicos-em
Área
Gestão
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Denize Ferreira de Lima