Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO USO DO TESTE DE ATP NA VALIDAÇAO DA LIMPEZA DE APARELHOS ENDOSCOPIOS

Introdução

O trifosfato de adenosina é uma molécula presente em alta concentração em material orgânico. O teste de ATP (teste de adenosina trifosfato) identifica a presença desta molécula de forma imediata. É uma ferramenta para auxiliar na validação da eficácia da limpeza dos aparelhos endoscópicos (endoscopia, colonoscopia e broncoscopia), colaborando para melhoria no desempenho desse processo e redução dos riscos associados.

Objetivo

Descrever e avaliar o uso do teste de ATP na validação da limpeza de aparelhos endoscópicos (endoscopia, colonoscopia e broncoscopia).

Método

Estudo retrospectivo, descritivo, realizado em uma instituição privada de alta complexidade da cidade de São Paulo, de dezembro de 2022 a março de 22023. Para a padronização do teste, foram seguidas as seguintes etapas: acionamento do fornecedor para análise inicial e esclarecimentos de dúvidas da atividade; padronização institucional do produto; descrição da rotina técnica para realização do teste e definição do método de uso; adequação da estrutura de insumos e equipamentos; capacitação da equipe de enfermagem para realização do teste e como interpretá-lo para tomada de decisão. Os resultados dos testes foram registrados manualmente no caderno de controle, e obtidos em unidades relativas de luz (RLU). Caso o valor fosse de até 200 RLU, prosseguia-se com a desinfecção de alto nível do equipamento. Caso o valor fosse superior a 200 RLU, era reiniciado o processo de limpeza manual e novo teste era efetuado. Em todos os equipamentos (endoscópios, broncoscópios e colonoscópios) foi realizado um teste de ATP semanalmente.

Resultados

De dezembro/2022 a março de 2023, foram realizados 375 testes de ATP, sendo no Centro Médico de Especialidades 143 testes e 1 re-teste no equipamento de endoscópio, no Hospital foram realizados 197 testes e 19 re-testes em equipamentos endoscópicos e colonoscópicos, e na Central de Esterilização foram realizados 15 testes sem necessidade de realização de re-teste. Os resultados em conformidade totalizaram 93%, ou seja, abaixo de 200 RLU. A distribuição da realização dos testes de ATP foi: equipamento de endoscópio 63%, colonoscópio 30% e broncoscópio 7%. A distribuição de re-teste foi: endoscópio 80% e colonoscópio 20%.

Conclusões

O teste de ATP através do monitoramento contínuo mostrou-se uma ferramenta eficiente para a validação da limpeza manual dos equipamentos endoscópicos e uma prática segura do processo. Os serviços de processamento de produtos para a saúde podem sustentar e garantir a aplicação dessa boa prática para a segurança do paciente.

Palavras-chave

teste de adenosina trifosfato (ATP); endoscópio; controle de IRAS

Referências

Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização – SOBECC.
Apecih. Prevenção e Controle de Infecção Associadas à Assistência extra-hospitalar: atenção primária, serviços diagnósticos, assistência domiciliar e serviços de longa permanência, 2019.
Apecih. Limpeza, Desinfecção e Esterilização de Produtos Para a Saúde. 4ª Edição, 2021.

Área

Endoscopia

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Luciana Rodrigues da Silva, Valéria Egea Bastos Gomes, Jara Libia Costa Louredo, Angela Simeone Godoy Levatte, Leonardo Barbosa Rodrigues, Fabiana Silva Vasques, Edson Abdala