Dados do Trabalho


Título

ATUAÇAO DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇAO NA SEGURANÇA DO PACIENTE: METASSINTESE QUALITATIVA

Introdução

A central de material e esterilização (CME) é o local destinado ao processamento de produtos para saúde no serviço hospitalar, realizando atividades como pré-limpeza, recepção, limpeza, secagem, inspeção (integridade/função), preparo, desinfecção/esterilização, armazenamento e distribuição destes produtos para os centros de consumo. Assim, as ações desenvolvidas pela equipe deste serviço garantem o fornecimento seguro de materiais para prestação de uma assistência de qualidade. No entanto, apesar de seu essencial papel a CME e seus trabalhadores, sofrem invisibilidade no contexto hospitalar. Diante dessa problemática buscou-se sintetizar o estado da arte sobre a atuação dos profissionais da CME.

Objetivo

Identificar na literatura científica qualitativa a importância da atuação dos profissionais da CME para a segurança do paciente.

Método

Trata-se de uma revisão sistemática de literatura do tipo metassíntese qualitativa, método que permite integrar, analisar e interpretar os resultados (narrativas, percepções e práticas) de diferentes estudos sobre determinada temática, possibilitando ampliar a compreensão conceitual3. Escrita conforme as recomendações do modelo PRISMA.
Para guiar o processo de revisão formulou-se a questão norteadora, utilizando os componentes do acrônimo PICOS: Como está descrito nas publicações científicas qualitativas a importância da atuação dos profissionais do Centro de Material e Esterilização para segurança do paciente?. As bases de dados BVS e PUBMED foram campos da pesquisa. Como critério de inclusão consideraram-se estudos primários de natureza qualitativa, nos formatos de artigos, relato de experiência ou estudo de caso; que abordam tema/população de interesse, com origem nacional/internacional; nos idiomas inglês/português/espanhol; em texto completo; publicados no período 2013-2022. Excluindo da metassíntese teses, dissertações, estudos teóricos/quantitativos/estatísticos.
Utilizando os descritores (DeCS/MeSH) formulou-se as seguintes estratégias de busca: esterilização and enfermeiro or enfermagem and "segurança do paciente" (BVS) / sterilization and nurse and "patient safety”
(PUBMED). Essas estratégias localizaram 51 estudos, refinando-se essa amostra embasada pelos critérios de elegibilidade, para 05 estudos selecionados.
A amostra selecionada foi submetida à extração e tabulação dos dados (Matriz de Síntese). Posteriormente seguiu-se para à análise do Nível de Evidência de Produção Científica e Grau de recomendação; análise individual das características dos estudos; análise comparativa com formulação de agrupamentos de elementos-chave; e por fim, síntese e interpretação dos dados.

Resultados

Dentre os 05 estudos analisados todos são de origem/assunto brasileiro, publicados nos idiomas inglês e português, em revistas nacionais da área de enfermagem nos anos de 2017; 2018; 2020 e 2022. A respeito do nível de evidência científica, todos os estudos foram classificados como IV, com grau recomendação A (90%) e B (10%). O agrupamento dos elementos-chave permitiu a formação de três unidades temáticas: A CME como ferramenta indireta de segurança do paciente, a atuação e a percepção da equipe de enfermagem na CME para segurança do paciente; e os desafios da rotina de trabalho no CME versus educação continuada para melhoria na qualidade dos processos.

Conclusões

A análise dos estudos permite concluir que a CME e as atividades desenvolvidas por seus profissionais são de extrema importância para qualidade da assistência prestada, sendo mitigadora de riscos/danos ao paciente e controle de infecções. No entanto, ainda é um setor que sofre desvalorização e necessita de constante aperfeiçoamento/qualificação. Ressalta-se a importância de pesquisas sobre temática para identificar lacunas e fornecendo subsídios para prática baseada em evidência.

Palavras-chaves

CENTRO hospitalar de esterilização; SEGURANÇA do paciente; ENFERMAGEM.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 [texto da Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012 Mar 15 [citado 2023 Jul 10]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html

CIOCCARI ML, LIMA SBS, BETA MG, NETO VMF, HOLKEM GAL, LOURENÇO AB, et al. Desafios do enfermeiro no gerenciamento em centro de material e esterilização: revisão integrativa. REAS [Internet]. 2022 [Citado 2023 Jul 10]; 15(3):1-10. Disponível em: https://doi.org/10.25248/REAS.e9802.2022

OLIVEIRA GS, MIRANDA MI, SAAD NS. Metassíntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp [Internet]. 2020 [Citado 2023 Jul 10]; 19(42):145-156. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2299

Área

Segurança do paciente

Categoria

Enfoque científico

Autores

LARISSA MOREIRA DE SOUZA DOS SANTOS, DAYSLANY CARVALHO GOMES, LUCYO FLAVIO BEZERRA DINIZ, RODRIGO JOSÉ VIDERES CORDEIRO DE BRITO, PAULO CESAR PEREIRA DE BARROS