Dados do Trabalho
Título
SIMULAÇAO VIRTUAL EM CENARIOS RAMIFICADOS: TECNOLOGIA INTERATIVA PARA O ENSINO DA SEGURANÇA CIRURGICA
Introdução
Nos últimos anos, grandes transformações no processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento vem gerando avanços, movimento intensificado durante a pandemia do novo coronavírus. Neste cenário de transformações, destacam-se as simulações como método reconhecidamente efetivo para ampliação de habilidades em todos os espaços da saúde, de modo seguro e controlado (Costa et al., 2019). Em geral, as simulações podem ser presenciais ou virtuais. Nas simulações virtuais, há possibilidade de ampliar a oportunidade da participação de um número maior de participantes nos cenários, em qualquer local ou horário, podendo reduzir os custos a longo prazo (Cunha et al., 2017; Verkuyl, 2022). Assim, as simulações virtuais a partir de cenários ramificados, também conhecidas como simulações de jogos virtuais, são definidas como simulações de alta fidelidade, imersivas, desenvolvidas em 2D a partir de vídeos de pacientes e situações simuladas. Nestas simulações os participantes são convidados a tomar decisões clínicas como parte do aprendizado em saúde, de forma segura e controlada.
Objetivo
Desenvolver uma simulação virtual interativa a partir de cenários ramificados para o ensino sobre segurança cirúrgica.
Método
Desenvolvimento tecnológico, realizado em abril à junho/2023, a partir das etapas do Design Instrucional Contextualizado (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Na fase de Análise ocorreram reuniões com equipes de experts em segurança do paciente e ampla revisão da literatura; Na fase de Design foram criadas uma guia clínica e um roteiro de gravação audiovisual. Ainda foram criados feedbacks (debriefing), gravação e edição dos audiovisuais captados; na fase de Desenvolvimento as simulações foram estruturadas na plataforma H5P com a ferramenta branching scenario, sendo inseridos audiovisuais, feedbacks e definidas as ramificações; a fase Implementação ocorrerá em outubro/2023, com acesso via Moodle Grupos UFSC; por fim, na fase de Avaliação, a tecnologia será avaliada por enfermeiros, sendo objeto de publicação futura (Filatro, 2010). O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
Resultados
A simulação virtual desenvolvida tem dez audiovisuais em 2D, gravados em qualidade 4K, os quais foram inseridos de acordo com a ordem prevista no roteiro de gravação, na plataforma H5P. As simulações incluem questionamentos a cada cena apresentada, e três opções de resposta para cada questionamento, os quais podem levar o participante a prosseguir com a simulação ou até mesmo interrompê-la, caso ocorra um evento adverso, de acordo com sua decisão. Feedbacks serão fornecidos por escrito na tela caso a resposta não tenha sido assertiva naquele momento da simulação.
Conclusões
A criação de uma simulação virtual interativa utilizando cenários ramificados mostrou-se uma abordagem promissora para o ensino da segurança do paciente no centro cirúrgico. Através da incorporação de recursos audiovisuais de alta qualidade e interatividade, foi possível fornecer aos participantes uma experiência realista e envolvente, com a oportunidade de tomar decisões e receber feedbacks imediatos, incentivando a reflexão do cuidado. Essa abordagem demonstrou potencial para facilitar a aprendizagem e aprimorar a autoeficácia dos alunos na área da saúde, contribuindo para a formação de profissionais com maior qualificação sobre o tema.
Palavras-chave
Informática em enfermagem; Tecnologia educacional; Treinamento por Simulação
Referências
COSTA, R. R. O.; MEDEIROS, S. M.; MARTINS, J. C. A.; DIAS, V. R. Percepções de estudantes de enfermagem acerca das dimensões estruturais da simulação clínica. Sci Med. 2019;29(1):e32972. Doi: https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.1.32972
CUNHA, D. et al. Simulação imersiva virtual na formação contínua em Enfermagem. NURSID: Congresso internacional de investigação, inovação e desenvolvimento em enfermagem. Escola Superior de Enfermagem do Porto. 2017. Disponível em:
VERKUYL, M. et al. Virtual Simulation: An Educator’s Toolking. Canada: Open Library, 2022. Disponível em: https://openlibrary-repo.ecampusontario.ca/jspui/bitstream/123456789/1487/3/VirtualSimEducatorsToolkit-PDFDigital.pdf
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
Área
Inovações em educação
Categoria
Enfoque científico
Autores
Ana Graziela Alvarez, Larissa Fernanda de Oliveira, Daniela Couto Carvalho Barra, Neide da Silva Knihs, Grace T. Marcon Dal Sasso