Dados do Trabalho


Título

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA EM UM HOSPITAL PRIVADO: CONTRIBUIÇÕES PARA UM CUIDADO SEGURO

Introdução

O planejamento da assistência de enfermagem legalmente é uma atividade privativa do enfermeiro, definida na Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86 e decreto n. 94.406/87, legislações que regulamentam o exercício da profissional1.
O protocolo de cirurgia segura é o segundo desafio global para a segurança do paciente, que tem como objetivo promover a melhoria da segurança cirúrgica e reduzir as mortes e complicações durante a cirurgia2.
A sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) é uma metodologia científica desenvolvida para a prática do enfermeiro centrada no paciente cirúrgico e trata-se de um valioso instrumento para a assistência segura e com qualidade2,3.
A utilização da SAEP visa uma continuidade do cuidado de forma individualizada, humanizada e documentada, sendo composta por cinco fases: visita pré-operatória de enfermagem, planejamento, implementação, avaliação e reformulação da assistência a ser planejada1,3.
Vale ressaltar que a SAEP possibilita a comunicação com equipe multidisciplinar na assistência perioperatória.

Objetivo

• Traçar medidas preventivas correlacionando cirurgia versus posicionamento versus tempo cirúrgico para conforto e prevenção da integridade física e emocional junto a equipe multiprofissional.
• Avaliar na visita pós, o desfecho garantindo que o plano de cuidados elaborado, foi executado de forma satisfatória para cliente/família e equipe.

Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência cujo objetivo foi relatar o processo de implementação da SAEP por enfermeiros de um hospital privado de grande porte.
No ano de 2020 foi dado início ao projeto que visa implementar a sistematização da assistência de enfermagem perioperatória pela equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico, na qual percebeu a necessidade de estar a beira leito, proporcionando um olhar voltado ao paciente que necessita de cuidados operatórios, evidenciando uma interação paciente/família.
Em virtude dos cenários vividos na instituição, de mão de obra enxuta e onde o papel do enfermeiro do Centro Cirúrgico é voltado para gestão do seu funcionamento na prática, foi necessário traçar perfis de especialidades cirúrgicas de maior complexidade e prevalência que necessitava de um olhar robusto para direcionar a aplicação da SAEP. Diante disso, os critérios de elegibilidade foram: pacientes cirúrgicos das especialidades cardíaca, oncologia, gastrointestinal, neurologia (tumores cerebrais) e submetidos ao transplante hepático. Criou-se um check list baseado nos cuidados direcionados ao paciente cirúrgico contemplando o pré, trans e o pós-operatório.

Discussão e Conclusões

A amostra foi composta por 225 pacientes que receberam a visita do enfermeiro e que tiveram o check list aplicado na sua totalidade, contemplando o período pré, trans e pós-operatório. Na fase pré-operatória, 89% dos pacientes relataram ansiedade devido ao procedimento. Na fase pós operatória, 90% informaram se sentir acolhido e calmos após a prática da SAEP.

Conclusões

Concluiu-se que a aplicabilidade da SAEP é efetivamente necessária para que o paciente cirúrgico tenha uma experiência positiva e um cuidado seguro durante seu processo de internação. Em consequência, observou-se que o enfermeiro atuante no centro cirúrgico, quando exerce o cuidado a beira leito através da SAEP, favorece o planejamento da assistência e direciona o cuidado para os demais membros da equipe.

Palavras-chaves

ASSISTÊNCIA perioperatória; ENFERMAGEM; PROCESSO de enfermagem

Referências

1 SOBECC. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico,
Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 8.ed. São Paulo, SP: SOBECC, 2021.

2 Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa [Internet]. Segurança do paciente; [citado 17 jul 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/seguranca-do-paciente

3 Ribeiro E, Ferraz KM, Duran EC. Atitudes dos enfermeiros de centro cirúrgico diante da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória. Rev SOBECC [Internet]. 19 dez 2017 [citado 17 jul 2023];22(4):201. Disponível em: https://doi.org/10.5327/z1414-4425201700040005

Área

SAEP

Categoria

Enfoque na prática

Autores

CRISTINA ROCHA AMARAL, LILIAN RESENDE DA SILVA FASOLATO, ROSELY LOPES OLIVEIRA, CLAUDIA MAYUMI SAKAMOTO, THIAGO ROLDÃO BATISTA, THAIS VIDAL DE OLIVEIRA, RODRIGO DE OLIVEIRA ANDRADE