Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇOES PARA PREVENÇAO DE LESAO DECORRENTE DO POSICIONAMENTO CIRURGICO EM DECUBITO DORSAL

Introdução

Todo paciente submetido à cirurgia está em risco de lesão relacionado a posição necessária para o procedimento.¹ Existem diversos tipos de posicionamento cirúrgico e todos necessitam de um adequado planejamento das ações da equipe perioperatória para ofertar uma assistência segura e de qualidade.² Destaca-se a posição em decúbito dorsal, não menos importante que os outros tipos de posicionamento, e mais frequente posição utilizada nos procedimentos, que também requer intervenções específicas da equipe em sala operatória para diminuir os riscos de lesão devido à pressão extra na pele sobre o occipital, escápulas, processos olecranianos, sacro, cóccix e calcâneo.³

Objetivo

Identificar as intervenções realizadas pelos profissionais em salas operatórias para prevenir lesões nos pacientes posicionados em decúbito dorsal.

Método

Estudo transversal, observacional, de caráter descritivo e abordagem quantitativa que foi realizado em um hospital público de grande porte em Salvador, Bahia entre os meses agosto a outubro de 2022. Foram incluídos na pesquisa procedimentos cirúrgicos eletivos e de urgência em que o posicionamento na mesa operatória foi o decúbito dorsal. Foram excluídos procedimentos cirúrgicos com duração inferior a 1 hora e realizados em pacientes com algum tipo de precaução previamente identificados. A coleta de dados aconteceu nas salas operatórias através de observação direta, a partir de um instrumento estruturado, elaborado pelas autoras e baseado nas diretrizes de práticas em enfermagem perioperatória e processamento de produtos para saúde da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com o protocolo Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) nº 60315422.0.0000.5028 e de acordo com o parecer nº 5.565.031, de 5 de agosto de 2022.

Resultados

Foram observados 31 procedimentos cirúrgicos, sendo 24 (77,42%) eletivos e 7 (22,58%) de urgência. 15 pacientes cirúrgicos possuíam idade menor que 60 anos (48,38%) e 16 com igual ou superior a 60 anos (51,62%). Das intervenções observadas na região da cabeça, 28 (90%) utilizaram travesseiro de apoio, 30 (97%) realizaram alinhamento mento-esternal, cabeça e coluna e em 24 (77%) foi realizado a proteção dos olhos. Das realizadas na região dos braços, 31 (100%) ficaram em braçadeiras ou alinhados ao longo do corpo. 23 (71%) mantiveram a angulação de 90º, além disso, houve proteção dos cotovelos em 17 (54%). Das intervenções realizadas nos membros inferiores, 31 (100%) estavam com as pernas descruzadas, 30 (97%) não utilizaram travesseiros abaixo do joelho, 4 (13%) utilizaram travesseiros abaixo da panturrilha, e em 26 (84%) os pés permaneceram de forma neutra. Apenas 7 (23%) procedimentos cirúrgicos observados utilizaram faixa larga compressiva para fixação do paciente na mesa operatória.

Conclusões

Este estudo permitiu a identificação das intervenções realizadas pelos profissionais em salas operatórias para prevenir lesões nos pacientes posicionados em decúbito dorsal. Destaca-se que há um déficit nas intervenções realizadas em membros inferiores quando correlacionadas com as intervenções de cabeça e braços. Sugere-se o desenvolvimento de um instrumento padronizado e a implementação de educação permanente voltados para assistência ao paciente posicionado em decúbito dorsal.

Palavras-chave

Decúbito dorsal, Salas cirúrgicas, Segurança do paciente, Equipe de assistência ao paciente.

Referências

1. Burlingame BL. Guideline Implementation: Positioning the Patient. AORN J. 2017;106(3):227-237.

2. Supine. AORN J. 2020;111(6):17-18.

3. Spruce L. Positioning the Patient. AORN J. 2021;114(1):75-84.

Área

Posicionamento Cirúrgico

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Gabriella Medeiros de Oliveira, Marisa dos Santos Nascimento, Alexsandro Tartaglia, Mary Gomes Silva, Tainá Monteiro de Jesus, Rafaela Nascimento Agapito, Sâmela Samai Melgaço Teixeira