Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO E VALIDAÇAO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA COLORRETAL

Introdução

A literacia em saúde consiste na capacidade do paciente em obter, processar e interpretar informações básicas em saúde para tomar decisões adequadas, que podem ser adquiridas por meio verbal, materiais escritos ou audiovisuais(1). A baixa literacia em saúde pode favorecer piores desfechos perioperatórios para o paciente cirúrgico, com impacto nos aspectos físicos, emocionais e de autocuidado(2). Desta forma, ações de promoção de literacia em saúde realizadas pela equipe de enfermagem podem contribuir para prevenção de fatores associados ao câncer colorretal e auxiliar no processo de orientação e recuperação do paciente cirúrgico(3).

Objetivo

Construir e validar um material educativo para pacientes submetidos a cirurgia colorretal.

Método

Estudo metodológico de construção e validação de material educativo, composto por três etapas. Na etapa um os autores participaram de um curso de capacitação para a discussão da temática relacionada ao material educativo. Na etapa dois, os autores elaboraram o material educativo de acordo com o modelo Instructional System Design (ISD), incluindo cinco fases: análise; desenho; desenvolvimento; implementação e avaliação. Na etapa três o material educativo foi submetido ao processo de validação de face e conteúdo por profissionais especialistas em centro cirúrgico/ estomaterapia e pacientes de cirurgia colorretal. Para validação de conteúdo seis juízes enfermeiros especialistas avaliaram o material de acordo com os domínios objetivos, estrutura/apresentação e relevância, pontuados por uma escala tipo Likert de 0 a 2. A validação de face e conteúdo foi realizada por 11 pacientes em pós operatório de cirurgia colorretal, utilizando o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), que contém seis domínios (conteúdo, exigência de alfabetização, ilustrações, layout e apresentação, estimulação/motivação do aprendizado, adequação cultural), de acordo com a pontuação de 0 a 2. A análise estatística ocorreu de forma descritiva (média e desvio padrão-DP) e inferencial (alfa de Cronbach), considerando taxa adequada acima de 0,8. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu sob o parecer número 5.718.91.

Resultados

Elaborou-se um material educativo intitulado “Guia do Paciente Cirurgia Colorretal”, composto por 24 páginas, contendo informações sobre fisiopatologia do câncer colorretal; fatores de risco; sinais e sintomas; tratamento; cuidados pré-operatórios; admissão hospitalar; cuidados intraoperatórios; cuidados pós-operatórios; cuidados com estoma e recomendações na alta hospitalar. Quanto a avaliação dos juízes, a média de formação profissional foi de 23,83 (DP= 10,74) anos, todos possuíam doutorado, sendo que a taxa de concordância total nos domínios objetivos, estrutura e relevância foi de 93,32%, 83,33% e 100%, respectivamente. Em relação aos pacientes, cinco (45,45%) possuíam ensino fundamental incompleto e três (27,27%) ensino médio completo, sendo que o alfa de Crombach total do instrumento SAM foi de 0.89.

Conclusões

O material educativo foi validado com boa concordância entre especialistas e pacientes, o que pode ser implementado no processo de literacia dos pacientes submetidos a cirurgia colorretal. Trabalhos futuros são necessários para mensurar o efeito da aplicação do material educativo no período perioperatório.

Palavras-chave

Cirurgia colorretal; Enfermagem perioperatória; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação.

Referências

1. Quemelo PRV, Milani D, Bento VF, Vieira ER, Zaia JE. Health literacy: translation
and validation of a research instrument on health promotion in Brazil. Cad Saude Publica. 2017; 33(2): e00179715.

2. Parnell TA, Stichler JF, Barton AJ, Loan LA, Boyle DK, Allen PE. A concept analysis of health literacy. Nurs Forum. 2019; 54(3): 315-27.

3. Theiss LM, Wood T, Mcleod MC, Shao C, Bajpai S, Lopez E, et.al. The association
of health literacy and postoperative complications after colorectal surgery: A cohort study. The American Journal of Surgery. 2022; 223 (6): 1047-52.

Área

Outros

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Cassiane Santana Lemos, Vanessa de Brito Poveda, Mayara Spin, Raquel Rondina Pupo Silveira, Eduarda Cruz de Oliveira, Daniel de Santana Barreto, Arethusa Neves da Silva