Dados do Trabalho
Título
PERFIL DAS CIRURGIAS REALIZADAS EM UM HOSPITAL DE URGENCIA E EMERGENCIA NO INTERIOR DE RONDONIA
Introdução
Os problemas ortopédicos têm se configurado como um grave problema de saúde, pois tem ocasionado no aumento das internações hospitalares e dos custos dos tratamentos medicamentosos e cirúrgicos. Por procedimento cirúrgico entende-se como um conjunto de procedimentos manuais ou instrumentais que se destinam ao tratamento de doenças e traumatismos, comumente realizada no Centro Cirúrgico (CC)1. A enfermagem que atua no CC possui papel indispensável nas práticas assistenciais, educativas e preventivas, desenvolvidas em todos os níveis de atenção aos pacientes operatórios. O enfermeiro deve prestar assistência sistematizada com embasamento científico; propor intervenções fundamentadas na Prática Baseada em Evidências, de forma proativa e eficaz; além de ser capaz de avaliar os resultados de sua prática clínica2.
Objetivo
O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil dos pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas em um hospital no interior da região amazônica.
Método
Tratou-se de um estudo epidemiológico de caráter descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado com dados do centro cirúrgico de um hospital de urgência e emergência do interior de Rondônia, durante o período entre março de 2019 a março de 2021, totalizando 777 procedimentos realizados em 742 pacientes.
Resultados
Os dados demonstraram que em sua maioria eram do sexo feminino (448/60,38%), na faixa etária entre os 21 anos e 30 anos (261/35,17%), procedentes da sala vermelha (2007/49%). Quanto as cirurgias, a maioria eram de emergência (396/53,36%), porte médio, com duração máxima de 60 minutos, a raquimedular foi o procedimento anestésico mais prevalente (286/38,54%) e as cirurgias ortopédicas as mais frequentes.
Conclusões
Desta forma conclui-se que conhecer o perfil dos pacientes abre portas para próximos estudos relacionados a esta temática, correspondendo como material de embasamento teórico para futuras pesquisas o que possibilita um melhor planejamento e assistência para esses pacientes. Sugere-se a realização de novos estudos em outros hospitais que sejam regionais, desse modo, será possível comparar o perfil dos pacientes provenientes de diferentes regiões do estado de Rondônia e do Brasil.
Palavras-chave
Perfil de Saúde. Ortopedia. Centro Cirúrgico Hospitalar.
Referências
1. MARTINS, L. C. N. et al. Fatores sociodemográficos e diagnósticos de enfermagem em pacientes submetidos às cirurgias ortopédicas. Escola Anna Nery, v. 24, n. 3, p. 01–09, 2020. [Internet]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/jFsWtd6FwgBQchvx66FMxtt/abstract/?lang=pt#ModalTutors
2. LOPES, M. et al. Atuação da enfermagem no processo de cirurgia segura. Revista Tendências da Enfermagem Profissional, v. 10, n. 04, p. 34–39, 2018. [Internet] Disponível em: http://www.coren-ce.org.br/wp-content/uploads/2020/01/Atua%C3%A7%C3%A3o-da-enfermagem-no-processo-de-cirurgia-segura.pdf.
Área
Outros
Categoria
Enfoque científico
Autores
Lucas Silveira Silva, Lorrayne Mendes da Silva, Daniela Cristina Gonçalves Aidar, Flavyanny Christian de Paula Athaides, Monyke Valesca da Silva