Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

(Re)criar de sacolas para hospital com reaproveitamento de embalagem cirúrgica: ressocialização de apenados com sustentabilidade

Introdução

O Tecido Não Tecido (TNT) do tipo Spunbond Meltblown Spunbond (SMS) é um material confeccionado 100% de polipropileno, é um tipo de embalagem cirúrgica indicado para a esterilização de materiais utilizados em cirurgias, gerado em grande volume no Centro Cirúrgico (CC), após o consumo é descartado como resíduo infectante nos serviços de saúde, diante da impossibilidade de reciclagem. Propõem-se o uso do upcycling para esse material, como estratégia de sustentabilidade.

Objetivo

Criar e confeccionar sacolas para guarda de pertences dos pacientes do Hospital Universitário da UEL a partir do reaproveitamento de SMS de embalagens cirúrgicas.

Método

Trata-se de estudo de caso sobre as ações extencionistas que envolveram alunos do curso de Enfermagem e de Design de Moda para criação de uma sacolas para guarda de pertences dos pacientes, houve o desenvolvimento de produto, confecção de protótipos e ainda o passo a passo para confecção dos produtos. O hospital realiza em média 680 cirurgias por mês e gera 300Kg de SMS. Para viabilizar a proposta em um hospital público, sem custo direto com a confecção das sacolas, aconteceu a parceria com os apenados da sistemas prisional, que são vulneráveis no contexto social, e população beneficiada diretamente, por meio do ateliê criativo, onde será necessária interação multidisciplinar, capacitação da equipe para confecção das bolsas e os mesmos tem a remissão da pena. A translação de conhecimentos dos alunos para capacitar a equipe por meio da elaboração de material didático será em oficinas mensais. Os pacientes receberam a sacola no momento da internação, estima-se que 8.600 pacientes anualmente tem potencial de receber as sacolas .

Resultados

Houve uma capacitação da equipe do CC para captura segura e guarda das embalagens de SMS pós consumo, ficou evidente o reaproveitamento do Tecido Não Tecido do tipo Spunbond Meltblown Spunbond (SMS) de embalagens cirúrgicas para desenvolvimento deste produto denominada de sacola sustentável, Foi confeccionada as sacolas por meio de um ateliê criativo e técnica de upcicle;
a capacitação dos apenados para confecção de produtos manufaturados foi efetiva, mensalmente está sendo entregue 1200 sacolas, favoreceu a ressocialização dos apenados e a translação de conhecimento.

Conclusões

Por meios do ateliê de costura criativa, foi possível o (Re) criar de uma sacola para guarda dos pertences .Os pacientes foram beneficiados ao receberem as bolsas e poderem guardar seus pertences de formas mais segura, higiênica e ergonômica.É uma estratégia inovadora como alternativa de gerenciamento de RSS, diminuindo o impacto ambiental, favorecendo o incremento na diminuição de custos com a destinação e envolvimento de atores sociais, como os apenados do sistema prisional com sustentabilidade.

Palavras-chaves

Design, Enfermagem, Sustentabilidade, Meio Ambiente e Resíduos de Serviços de Saúde.

Referências

BARBOSA, T. A. M.; NOGUEIRA, D. N. G.; EMÍDIO, L. F. B.; PRETO, S. C. S.; SOUZA, P. M.; NUNES, V. A. V. Design, saúde e integração social no enfrentamento da pandemia Covid-19: case máscara de alta proteção AZUL A-98. Projética, Londrina, v. 11, n. 1, p. 276-308, 2020. Supl. COMO CITAR ESTE ARTIGO: DOI: 10.5433/2236-2207.2020v11n1suplp276

Área

Sustentabilidade

Autores

Danielly Negrão Nogueira, Suzana Barreto Martins