Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Cuidados de enfermagem no posicionamento park-bench: relato de experiência

Introdução

O enfermeiro de centro cirúrgico deve prestar assistência direta ao paciente em conjunto com a equipe multidisciplinar (equipe de enfermagem, anestesiologistas, residentes da neurocirurgia e cirurgiões), sendo um dos principais responsáveis pelo planejamento e implementação das intervenções de enfermagem que previnem as complicações resultantes do procedimento anestésico-cirúrgico¹. O posicionamento cirúrgico adequado é a chave para um procedimento neurocirúrgico eficaz, tanto para o cirurgião ter acesso adequado ao campo cirúrgico quanto para prevenir complicações nos tecidos. A posição park-bench é utilizada na neurocirurgia em lesões de ângulo ponto-cerebelar e fossa posterior, substituindo a posição sentada, para que haja melhor acesso às lesões².

Objetivo

Apresentar a experiência sobre os cuidados de enfermagem no posicionamento cirúrgico park-bench dos pacientes neurológicos.

Método

Relato de experiência das enfermeiras de um centro cirúrgico especializado em neurocirurgia e que atuam diretamente no transoperatório do paciente em conjunto da equipe de enfermagem e cirúrgica.

Resultados

O posicionamento park-bench é desafiador para toda a equipe cirúrgica, onde a equipe de enfermagem precisa ser capacitada e atuar em conjunto com a equipe de neurocirurgiões e anestesia para que o posicionamento adequado seja realizado. A etapa mais importante neste posicionamento é o uso do arco e suporte de Mayfield, utilizado para posicionar a cabeça do paciente de acordo com a área a ser acessada na cirurgia sendo fixado no crânio do paciente com pinos estéreis. Nesta etapa, deve-se garantir que o posicionamento da cabeça não interfira nas vias respiratórias do paciente. Além disso, é o momento em que o paciente fica lateralizado e com o braço pendente, devendo ser fixado adequadamente para não haver lesões no membro. Dependendo da anatomia do paciente, o braço pode ser posicionado com coxins por dentro do Mayfield ou por fora, com auxílio de ataduras. É necessário colocar um coxim na axila para evitar lesão do plexo braquial. Deve-se ser utilizado rolo e/ou faixas para manter o posicionamento lateralizado do paciente mantendo a estabilidade durante toda cirurgia. Os cuidados usuais de posicionamento cirúrgico devem ser mantidos, como permeabilidade e fácil alcance aos acessos venosos, utilização de rolos e coxins nas áreas de apoio, evitando queimaduras e maceração da pele. Ainda, deve ser utilizada manta térmica para evitar hipotermia e botas de retorno venoso.

Conclusões

Os cuidados de enfermagem no posicionamento park-bench é fundamental para que a cirurgia proposta seja realizada adequadamente, evitando lesões de posicionamento, danos de plexos e membros para, desta forma, prevenir complicações decorrentes do procedimento anestésico-cirúrgico

Palavras-chaves

Posicionamento do paciente; Centros cirúrgicos; Enfermagem; Neurocirurgia.

Referências

1. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização - SOBECC. Práticas recomendadas da SOBECC. 7. ed. São Paulo: SOBECC; 2017.
2. Marotta, D. A., Brazdzionis, J., Fiani, B., Duong, J., Noel, J., & Siddiqi, J. (2021). Perioperative Positioning in Neurosurgery: A Technical Note on Park Bench Positioning for the Obese Patient Using the "Arrowhead" Technique. Cureus, 13(8), e16932. https://doi.org/10.7759/cureus.16932

Área

Posicionamento Cirúrgico

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Sabrina Binkowski, Caroline Engster da Silva, Tainara Wink Vieira, Victoria Tiyoko Moraes Sakamoto, Carine Raquel Blatt, Rita Catalina Aquino Caregnato, Jéssica Ramos Moreira