Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Cuidados de enfermagem no posicionamento park-bench: relato de experiência

Introdução

O enfermeiro de centro cirúrgico deve prestar assistência direta ao paciente em conjunto com a equipe multidisciplinar (equipe de enfermagem, anestesiologistas, residentes da neurocirurgia e cirurgiões), sendo um dos principais responsáveis pelo planejamento e implementação das intervenções de enfermagem que previnem as complicações resultantes do procedimento anestésico-cirúrgico¹. O posicionamento cirúrgico adequado é a chave para um procedimento neurocirúrgico eficaz, tanto para o cirurgião ter acesso adequado ao campo cirúrgico quanto para prevenir complicações nos tecidos. A posição park-bench é utilizada na neurocirurgia em lesões de ângulo ponto-cerebelar e fossa posterior, substituindo a posição sentada, para que haja melhor acesso às lesões².

Objetivo

Apresentar a experiência sobre os cuidados de enfermagem no posicionamento cirúrgico park-bench dos pacientes neurológicos.

Método

Relato de experiência das enfermeiras de um centro cirúrgico especializado em neurocirurgia e que atuam diretamente no transoperatório do paciente em conjunto da equipe de enfermagem e cirúrgica.

Resultados

O posicionamento park-bench é desafiador para toda a equipe cirúrgica, onde a equipe de enfermagem precisa ser capacitada e atuar em conjunto com a equipe de neurocirurgiões e anestesia para que o posicionamento adequado seja realizado. A etapa mais importante neste posicionamento é o uso do arco e suporte de Mayfield, utilizado para posicionar a cabeça do paciente de acordo com a área a ser acessada na cirurgia sendo fixado no crânio do paciente com pinos estéreis. Nesta etapa, deve-se garantir que o posicionamento da cabeça não interfira nas vias respiratórias do paciente. Além disso, é o momento em que o paciente fica lateralizado e com o braço pendente, devendo ser fixado adequadamente para não haver lesões no membro. Dependendo da anatomia do paciente, o braço pode ser posicionado com coxins por dentro do Mayfield ou por fora, com auxílio de ataduras. É necessário colocar um coxim na axila para evitar lesão do plexo braquial. Deve-se ser utilizado rolo e/ou faixas para manter o posicionamento lateralizado do paciente mantendo a estabilidade durante toda cirurgia. Os cuidados usuais de posicionamento cirúrgico devem ser mantidos, como permeabilidade e fácil alcance aos acessos venosos, utilização de rolos e coxins nas áreas de apoio, evitando queimaduras e maceração da pele. Ainda, deve ser utilizada manta térmica para evitar hipotermia e botas de retorno venoso.

Conclusões

Os cuidados de enfermagem no posicionamento park-bench é fundamental para que a cirurgia proposta seja realizada adequadamente, evitando lesões de posicionamento, danos de plexos e membros para, desta forma, prevenir complicações decorrentes do procedimento anestésico-cirúrgico

Palavras-chaves

Posicionamento do paciente; Centros cirúrgicos; Enfermagem; Neurocirurgia.

Referências

1. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização - SOBECC. Práticas recomendadas da SOBECC. 7. ed. São Paulo: SOBECC; 2017.
2. Marotta, D. A., Brazdzionis, J., Fiani, B., Duong, J., Noel, J., & Siddiqi, J. (2021). Perioperative Positioning in Neurosurgery: A Technical Note on Park Bench Positioning for the Obese Patient Using the "Arrowhead" Technique. Cureus, 13(8), e16932. https://doi.org/10.7759/cureus.16932

Área

Posicionamento Cirúrgico

Autores

Sabrina Binkowski, Caroline Engster da Silva, Tainara Wink Vieira, Victoria Tiyoko Moraes Sakamoto, Carine Raquel Blatt, Rita Catalina Aquino Caregnato, Jéssica Ramos Moreira