Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Educação em enfermagem para prevenir as infecções nas cirurgias de Derivação Ventricular Externa: relato de experiência

Introdução

A Derivação Ventricular Externa (DVE) é uma tecnologia diagnóstica e terapêutica frequentemente utilizada em pacientes da neurocirurgia, cujos cuidados são complexos, demandando conhecimento da equipe de enfermagem e, também, protocolos baseados em evidências que garantam uma assistência mais segura.1 A DVE possui alto risco de infecção do sistema e acarreta grandes prejuízos aos pacientes neurocirúrgicos, razão pela qual é recomendada a mínima manipulação do sistema de DVE com a finalidade de prevenir infecções.1 Nesse sentido, a Educação Continuada decorre de capacitações e treinamentos possibilita a transformação da realidade, por meio de novos conhecimentos e vivências.2 É indispensável que os profissionais executem os cuidados baseados em evidências para garantir a qualificação assistencial e que ocorra a disseminação de conhecimentos específicos de enfermagem para promover a segurança do paciente.3

Objetivo

Apresentar a experiência das autoras sobre a temática na construção de material educativo para posterior implementação de protocolo assistencial direcionado à enfermagem para assistir pacientes com DVE.

Método

Relato de experiência vivenciado durante a etapa de elaboração de material educativo para posterior implementação de um protocolo assistencial de enfermagem para pacientes adultos com DVE em um hospital de grande porte localizado na região sul do Brasil, ocorrido 2022. A etapa mencionada constitui parte do projeto de mestrado profissional em enfermagem, no qual as autoras fazem parte.

Resultados

Elaborado plano de ação pedagógica do curso a ser implementado em EaD em dois módulos com duração de três horas cada um, disponibilizado aos enfermeiros pela plataforma da instituição hospitalar. O curso aborda conceitos, fundamentos e aspectos técnicos da Prática Baseada em Evidências e Tecnologias em Saúde da enfermagem, oportunizando conhecimentos específicos sobre cuidados de enfermagem aos pacientes com uso de DVE, favorecendo a implementação do Protocolo Assistencial de Enfermagem.

Conclusões

A educação continuada em enfermagem constitui ferramenta fundamental para assegurar as melhores práticas, evitando infecções e assegurando uma prática segura.

Palavras-chaves

Educação em enfermagem; Neurocirurgia; Centros cirúrgicos; Prática clínica baseada em evidências; Enfermagem.

Referências

1.Hepburn-Smith M, Dynkevich I, Spektor M, Lord A, Czeisler B, Lewis A. Establishment of an External Ventricular Drain Best Practice Guideline. Journal of Neuroscience Nursing. 2016 Feb;48(1):54–65.
2.Draper J, Clark L, Rogers J. Managers’ role in maximising investment in continuing professional education. Nursing management (Harrow, London, England: 1994) [Internet]. 2016 Feb;22(9):30–6. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26938913/
3.Vieira, TW. Cuidados de enfermagem ao paciente com derivação ventricular externa: validação de protocolo assistencial e elaboração de vídeos educativos. Orientadora: Rita Catalina Aquino Caregnato. 2020. 102 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

Área

Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Autores

Sabrina Binkowski, Caroline Engster da Silva, Tainara Wink Vieira, Victoria Tiyoko Moraes Sakamoto, Carine Raquel Blatt, Rita Catalina Aquino Caregnato