Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Distribuição e gerenciamento de Produtos Para Saúde nas unidades assistenciais: revisão de fluxos e processos

Introdução

O Centro de Materiais e Esterilização (CME) é responsável pelo processamento de produtos para saúde (PPS)1. Dentre as ações que envolvem o CME e a assistência ao paciente está o provimento de produtos para saúde e gestão compartilhada com as demais unidades para um atendimento seguro e de qualidade dentro das instituições2.

Objetivo

Relatar a revisão dos processos e fluxos relacionados à provisão, distribuição e gerenciamento dos PPS armazenados nas unidades assistenciais.

Método

Trata-se de um relato de experiência dos setores CME, Gestão de Risco (GR) e da Qualidade em um hospital universitário do Sul do Brasil, durante o primeiro semestre de 2022, utilizando como base a metodologia da ciência da melhoria do Institute for Healthcare Improvement (IHI).

Resultados

A partir da redução das equipes com a saída de profissionais temporários durante o arrefecimento da pandemia da Covid-19 e o aumento da demanda de PPS relacionada a retomada dos atendimentos surgiu a necessidade institucional de analisar os processos que envolvem o CME. Com reuniões entre o setor da qualidade, GR e as gerências de enfermagem e do CME para avaliar o processo de provimento de PPS para as áreas assistenciais, identificou-se a necessidade dos profissionais do setor da qualidade e gerência de riscos conhecerem os processos tanto internos do CME, assim como o acompanhamento da distribuição quanto o gerenciamento de estoques destes PPS nas unidades consumidoras. Tal acompanhamento, permitiu a elaboração de um diagnóstico situacional relacionado ao provimento de PPS. A partir do diagnóstico situacional e de novas reuniões, foi identificada a necessidade de revisar o processo de gerenciamento de PPS pela unidade com reversão do processo de distribuição pelo CME. A determinação de uma unidade estratégica para o piloto foi realizada optando-se por um setor pequeno e cirúrgico devido às características de uso de materiais que haveria maior necessidade institucional (kit de curativo e sondagem). A partir desta definição, iniciou-se a segunda fase com rodas de conversas e posteriormente ações de intervenção. Inicialmente foram abordados conceitos de gestão de materiais, revisando a cota para uma assistência segura, abordagem de temas sobre responsabilidades das áreas: assistencial e CME, à sustentabilidade e otimização de recursos. Foi feita revisão da estrutura física e organização do local de armazenamento, a inspeção dos PPS quanto à manutenção dos sistemas de barreira, identificação, data de limite de uso; realizada a identificação das prateleiras utilizando sistema de gestão visual. Posteriormente, as equipes foram capacitadas para o uso do sistema informatizado do CME, composição kits e controle dos PPS. Foi realizado acompanhamento do fluxo de PPS por um período de 30 dias. Após estas intervenções foi possível a redução 12% dos PPS previstos para ficarem armazenados na unidade, a menor disponibilidade de PPS processado chegou até 60% do total, além da redução do extravio.

Conclusões

Durante o piloto, foi possível identificar que quando não houver o registro, por bipagem via sistema informatizado, ponto a ponto durante troca dos PPS, há a necessidade de controle e gerenciamento rigoroso de PPS pelas unidades e o CME. A interação humana é extremamente necessária para a garantia da provisão, distribuição e gerenciamento dos PPS armazenados nas unidades assistenciais.

Palavras-chaves

Esterilização. Enfermagem Perioperatória.

Referências

1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Brasil). Resolução da Diretoria Colegiada nº 15, de 15 de março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União 54 de 21 ago 2006; Seção 1.

2 Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e esterilização (Org.). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para saúde. 8ª ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2021.

Área

Gestão

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Daniela Silva dos Santos Schneider, Isadora Marinsaldi da Silva, Eloni Terezinha Rotta, Barbara Papée de Oliveira, Liege Brum, César Luciano Klanovicz de Araújo, Crislaine Pires Padilha Paim