Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Criação do time de setup como estratégia para reduzir tempo de troca de sala cirúrgica

Introdução

O Centro Cirúrgico é uma das áreas mais complexas de uma unidade hospitalar e possui muitos processos inter-relacionados e codependentes que necessitam funcionar em perfeita congruência para o melhor andamento, portanto, refletindo em um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, impactando positivamente nos resultados para a empresa. O atraso para iniciar as cirurgias é uma das principais dificuldades enfrentadas no gerenciamento de um Bloco Cirúrgico, impactando e refletindo na assistência direta ao paciente.¹ De acordo com o escore desenvolvido por Macario, existem 3 classificações para o giro de sala: sofrível quando demora mais de 40 minutos; médio quando demora de 25 a 40 minutos; e alto desempenho quando o tempo é menor que 25 minutos.² Investir em estratégias que reduzem o tempo de giro de sala significa melhorar a performance de um bloco cirúrgico.¹

Objetivo

Relatar a experiência da implementação do time de Setup para otimizar tempo de giro das salas cirúrgicas.

Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso. Implementado no bloco cirúrgico de um hospital privado localizado na cidade de Porto Alegre. Constituído por 17 salas cirúrgicas, apresenta realização média de 2000 cirurgias mensais.

Resultados

No ano de 2021, o giro de sala cirúrgica apresentou média compatível com a classificação de sofrível, após estudar alternativas para otimizar o tempo no giro de sala cirúrgica, ficou instituído que todos os turnos de trabalho devem manter dois técnicos de enfermagem exclusivos para realizar o Setup. Os técnicos selecionados para esta função foram previamente treinados quanto a como executar a atividade. Os técnicos de Enfermagem escalados na função do Setup devem utilizar uniforme de cor bordô para que se sejam diferenciados dos demais que utilizam roupas em tons de azul e/ou verde, esta ação tem a intenção de destacar que estes realizam tarefas diferentes das do circulante e do instrumentador cirúrgico. As atribuições do Setup são: otimizar o tempo de saída e entrada do paciente em sala cirúrgica; auxiliar na limpeza de sala cirúrgica; separar todos os instrumentais, insumos da farmácia e equipamentos que serão utilizados na próxima cirurgia; Auxílio ao enfermeiro no ajuste e configuração da sala cirúrgica. Após dois meses desta iniciativa, o tempo médio do giro de sala foi reduzido para médio, apresentando melhora de 62%.

Conclusões

A implementação do time de Setup para reduzir o tempo do giro de sala apresentou resultados satisfatórios, a melhora de 62% do tempo médio para preparar a sala cirúrgica para uma próxima cirurgia. Possibilitando melhor aproveitamento das salas cirúrgicas. Além de representar maior satisfação da equipe médica, também representa satisfação do paciente pois diminui tempo de espera para realização dos procedimentos, isto pode evitar que vivencie repercussões fisiológicas por estar em jejum por mais tempo que o necessário e diminuir o estresse e ansiedade que podem causar alterações no processo cirúrgico do paciente.³

Palavras-chaves

Enfermagem de Centro Cirúrgico; Indicadores; Administração de Serviços de Saúde.

Referências

1 Jerico, MC. Mensuração de indicadores de qualidade em centro cirúrgico: tempo de limpeza e intervalo entre cirurgias. Ver. Latino-Am. Enfermagem. 2009;13 (1): 197-216.
2 Macario, A. et al. Are your hospital operating rooms “efficient”? A scoring system with eight performance indicators. Anesthesiology: The Journal of the American Society of Anesthesiologists. 2006; 105 (2): 237-240.
3 Daian, MR. et al. Estresse em procedimentos cirúrgicos. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva. 2012; 25 (2): 118-124.

Área

Gestão

Autores

Mateus Gomes Cócaro, Silvana Delanni Vitoria Cunegato, Emanuelle Dalberto Camilotti, Tais Fraga de Souza, Thalita Machado Serafim, Renata Pereira Silva Artioli