Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Perfil do enfermeiro perioperatório frente aos avanços da cirurgia robótica

Introdução

Diante das atualizações do século XXI e dos avanços no meio hospitalar, o enfermeiro perioperatório precisa manter-se em constante evolução nesse meio técnico-científico-operacional¹. A cada ano surgem novas tecnologias e o centro cirúrgico acompanha esse crescimento, as cirurgias convencionais, antes vistas como padrão ouro, hoje são substituídas por novos métodos, a exemplo da robótica¹. A cirurgia robótica é um sistema de alta tecnologia que além de trazer benefícios para o paciente, diminui custos para o hospital, reduzindo o tempo de internação do paciente com um pós-operatório de rápida recuperação. Desta maneira, para seguir nessa nova área tecnológica, o enfermeiro precisa superar os desafios e obter o perfil ideal para seguir nessa constante inovação².

Objetivo

Perfil do enfermeiro perioperatório frente aos avanços da cirurgia robótica.

Método

Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Para o levantamento dos artigos, realizou-se uma busca nas seguintes bibliotecas: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram utilizados os descritores de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) de forma combinada, por meio do operador booleano AND, sendo eles: Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na íntegra, publicados nos idiomas português e inglês, no período de 2017 a 2021, já os critérios de exclusão foram: artigos duplicados nas bases de dados. A busca capturou 18 publicações e foram selecionadas para a análise 10 estudos.

Resultados

O enfermeiro que atua no sistema robótico precisa ser multifacetado, dispor de um perfil de liderança e com capacidade em manter um relacionamento interpessoal com sua equipe multiprofissional, ter pensamento crítico e estar constantemente atualizado e capacitado para ser ágil e resolutivo diante de problemas e intercorrências. Além disso, o enfermeiro precisa ser responsável por configurar o sistema robótico, o uso correto dos equipamentos, instrumentos e suprimentos. Por fim, o enfermeiro necessita da habilidade de gerenciamento, liderando sua equipe, no planejamento do mapa cirúrgico, dimensionamento e escala de profissionais, além dos equipamentos utilizados em sala.

Conclusões

Após a realização do estudo, é nítido a importância do enfermeiro perioperatório se manter em constante atualização e capacitação, visto que ele irá solucionar diversos problemas do sistema de softwares e o conhecimento do sistema operacional é essencial para o sucesso do procedimento cirúrgico e qualidade da assistência, trazendo segurança ao paciente.

Palavras-chaves

Centros Cirúrgicos; Enfermagem de centro cirúrgico; Procedimentos Cirúrgicos Robóticos.

Referências

1 - Martins RC, Trevilato DD, Jost MT, Caregnato RCA. Atuação da enfermagem em cirurgias robóticas: revisão integrativa. Rev Bra de Enf. 2019;72:795-800.

2- INSTITUTO DE CIRURGIA ROBÓTICA (ICR). A História da Robótica na Medicina. 2020. Disponível em: <https://www.institutodecirurgiarobotica.com/blog/a-historia-da- robotica-na-medicina/>. Acesso em: 01 maio 2022.

Área

Robótica

Autores

JESSICA ANGELICA CONCEICAO, PAULA HELEN SANTOS BISPO, JORDANA SOBRAL SANTOS