Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

A formação de Liga Acadêmica como ferramenta para construção profissional do enfermeiro: relato de experiência

Introdução

A Liga Acadêmica se baseia em três principais recursos para contribuir para a formação da identidade profissional do Enfermeiro, sendo estes o ensino, a pesquisa e a extensão1. Desta forma, almeja-se aprofundar os conhecimentos acerca dos processos de Enfermagem Perioperatória e Centro de Material e Esterilização (CME), além da realização de atividades e eventos sobre a temática, buscando sensibilizar o acadêmico para compreender a assistência de enfermagem perioperatória e também proporcionar o cuidar baseado nas boas práticas em Enfermagem2. Para tal, as ações propostas pela Liga devem pautar-se em evidências científicas que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio clínico na assistência perioperatória e na atuação em CME, considerando as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde. Além disso, a participação na Liga deve potencializar no discente a capacidade de trabalho em equipe, por desenvolver a prática com profissionais que atuam nas áreas abordadas, promovendo uma melhor comunicação entre docentes, serviço e discentes3.

Objetivo

Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no processo de formação da Liga Acadêmica de Enfermagem em Centro Cirúrgico (CC) e CME.

Método

Trata-se de um relato de experiência acerca das vivências dos membros fundadores na formação da Liga de Enfermagem em CC e CME estruturada por discentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais

Resultados

A construção da Liga Acadêmica de Enfermagem em CC e CME deu-se a partir do interesse de um grupo de discentes após cursar a disciplina que contempla os temas relacionados ao CME. Além disso, surgiu o interesse de aprofundar o conhecimento relacionado à segurança do paciente em cirurgia, aos processos assistenciais e administrativos em CC e à atuação do enfermeiro em CME considerando as etapas do processamento dos produtos para saúde. A partir disso, foram realizados encontros com cronograma previamente elaborado para discutir os temas de interesse e aprofundar o conhecimento dos ligantes para subsidiar a construção do projeto de criação da Liga. Os temas discutidos nos encontros proporcionaram a criação do estatuto da Liga que foi posteriormente apresentado e aprovado pelo departamento e direção da Faculdade de Enfermagem.

Conclusões

a Liga Acadêmica de enfermagem em CC e CME configura-se como uma ferramenta capaz de complementar a construção do saber na formação do Enfermeiro por explorar o conhecimento acerca destas temáticas, além de despertar no estudante autonomia para que busque conhecimentos necessários, desenvolva habilidades e exercite o raciocínio clínico para a tomada de decisão. Além disso, as atividades realizados nos serviços de saúde proporcionam ao graduando de Enfermagem a reflexão acerca da atuação do enfermeiro nestas áreas, bem como nas demandas a estes dirigidas, articulando teoria e prática, para que seja possível repensar no ser e fazer do enfermeiro.

Palavras-chaves

Educação em Enfermagem; Educação em Saúde; Enfermagem de Centro Cirúrgico; Esterilização.

Referências

1. PANOBIANCO, M. S.; BORGES, M. L.; CAETANO, E. A.; SAMPAIO, B. A. L.; MAGALHÃES, P. A. P. de; MORAES, D. C. de. A contribuição de uma liga acadêmica no ensino de graduação em enfermagem. REVISTA DA REDE DE ENFERMAGEM DO NORDESTE, Rev. Rene. ano 2013, v. 14, n. 1, p. 169-178, Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3351/2589>. Acesso em: 05 de mai. de 2022.
2. DOS SANTOS, D. J., HENRIQUES, S. H., LEAL, L. A., SOARES, M. I., CHAVES, L. D. P., & SILVA, B. R. da. Ano 2020. Relational competence of nurses in surgical center units. REVISTA ENFERMAGEM, 28, 1–7. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/51314/35195>. Acesso em: 05 de mai. de 2022.

3. FILHO, P. T. H., Ligas Acadêmicas: Motivações e Críticas a Propósito de um Repensar Necessário. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Ano 2011, v. 35, n. 4, p. 535-543. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/RcH7qnHW8tnC6hvM8kJGHWb/?lang=pt>. Acesso em: 05 de mai. de 2022.

Área

Inovações em educação

Autores

Luciane Ribeiro de Faria, Pedro Augusto Franklin, Maria Eduarda da Silva, Laura Guimarães Vargas, Paula Araújo Rocha, Ludmilla Mursa de França, Amanda Moreira Alves