Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

A monitorização biológica como ferramenta de controle de materiais implantáveis na Central de Material e Esterilização (cme)

Introdução

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) se constitui como um grande desafio de saúde pública global. A infecção do sítio cirúrgico é considerada a 3º maior causa de infecção no mundo e as cirurgias com uso de implante elevam significativamente as taxas de mortalidade e morbidade, além de aumentar os custos hospitalares para tratamento da infecção¹. A central de material e esterilização é responsável pelo processamento dos implantes e segundo a RDC Nº 15, o material só pode ser liberado para uso após leitura negativa do indicador biológico².

Objetivo

Relatar o indicador biológico como ferramenta de controle de materiais implantáveis na Central de Material e Esterilização (CME).

Método

Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Para o levantamento dos artigos, realizou-se uma busca nas seguintes bibliotecas: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram utilizados os descritores de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) de forma combinada, por meio do operador booleano AND, sendo eles: “Agentes de Controle Biológico”;“Esterilização”; “Monitoramento de Resultados”;“Próteses e Implantes”. Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na íntegra, publicados nos idiomas português e inglês, no período de 2017 a 2022, já os critérios de exclusão foram: artigos duplicados nas bases de dados. A busca capturou 48 publicações e foram selecionadas para a análise 10 estudos.

Resultados

O indicador biológico monitora o ciclos de esterilização e detecta se a presença de microrganismos com capacidade de reprodução ou não. A carga de implantes só deve ser liberada para utilização após leitura negativa, comprovando a ausência de bactérias vivas e com capacidade de reprodução. Esse monitoramento deve ser feito diariamente, em pacote desafio disponível pela unidade de processamento. Por fim, deve-se registrar toda comprovação da esterilização desse material, seguindo os protocolos instituídos no cme.

Conclusões

Destaca-se a importância do uso do indicador biológico no processamento de materiais implantáveis, visto que, este monitoramento comprova a segurança do material processado, certificando a qualidade do equipamento responsável pelo processo de esterilização e consequentemente reduzindo os riscos de infecção que podem ser ocasionados pela implementação de implantes no paciente, quando o processo não ocorre com rastreabilidade e confiabilidade de resultados.

Palavras-chaves

Agentes de controle biológico; Esterilização; Monitoramento de resultados; Próteses e implantes.

Referências


1- de Castro Franco, L. M., Ercole, F. F., & De Mattia, A. (2015). Infecção cirúrgica em pacientes submetidos a cirurgia ortopédica com implante. Revista Sobecc, 20(3), 163-170.

2- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.
<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html
>. Acesso em 23 de maio de 2022.

Área

Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Autores

Jordana Sobral Santos, Paula Helen Santos Bispo, Jessica Angelica da Conceição, Emily Andrade Santana de Abreu , Lara Regina Seixas Tavares Pereira