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Dados do Trabalho


Título

O uso da simulação clínica no ensino de Centro de Material e Esterilização

Introdução

O termo simulação clínica (SC) define um método de ensino que incorpora ao processo formativo do enfermeiro o desenvolvimento de competências e habilidades assistenciais antes de iniciar a atividade com situações reais, como foco na segurança do paciente. Promove aprendizagem significativa, com o emprego do uso de simuladores, em um ambiente estruturado e controlado com a reprodução dos cenários semelhantes ao contexto real.¹ Nesse contexto, o treinamento de habilidades e a prática deliberada em ciclos rápidos, são exemplos de estratégias de simulação clínica utilizadas para a qualificação e formação de enfermeiros. Esse tipo de metodologia promove raciocínio clínico, autonomia, trabalho em equipe e tomada de decisão, características necessárias ao exercício profissional.² Diante disso, foram elaborados cenários para a monitoria de Centro de Material e Esterilização (CME) visando uma maior participação dos discentes no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo

Descrever a experiência do uso de simulação clínica no ensino de Centro de Material e Esterilização.

Método

Trata-se de um relato de experiência sobre uma metodologia ativa desenvolvida por monitores de enfermagem em Centro de Material e Esterilização. Foram aplicadas estratégias de simulação clínica, com a criação de estações para o treinamento de habilidades e a prática deliberada em ciclos rápidos sobre as técnicas pré-determinadas durante o processo de trabalho nas áreas do CME.

Resultados

Os treinamentos e simulações foram utilizados com uma turma de 62 alunos no laboratório de habilidades como método complementar da carga horária prática. A turma era organizada em grupos de 10 alunos que vivenciavam uma rota das áreas da planta física de um CME conforme os conceitos: classificação de Spaulding, tipos de CME, complexidade de produtos para saúde, fluxograma, processamento de produtos para saúde. Com isso, notou-se que os alunos compreendiam melhor os conceitos expostos e fixaram os conteúdos que já tinham sido abordados, além de melhorar a performance de uma habilidade e proporcionar feedback imediato por intermédio de um instrutor.

Conclusões

Tendo em vista que um ensino tradicional e sem dinâmicas não estimula a criatividade e o raciocínio, fazendo com que o aluno seja um objeto passivo do aprendizado, torna-se evidente o quanto o uso de metodologias ativas contribui positivamente na formação crítica-reflexiva dos acadêmicos. Em particular, a simulação clínica que permite a associação da teoria à prática, a construção do conhecimento, a observação crítica e reflexiva, o alcance dos resultados de aprendizagem esperados, o ajuste das dificuldades, a determinação do realismo, a maior aproximação possível com a situação real, a elaboração do cenário, o feedback imediato, a capacidade de adaptação às condições didáticas e estruturais.

Palavras-chaves

Enfermagem; Esterilização; Educação em enfermagem.

Referências

¹Fontana RT, Wachekowsk, G, Barbosa SSN. As metodologias usadas no ensino de enfermagem: com a palavra, os estudantes. Educação em Revista. 2020;36(e22037).
²Martins JCA. A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica. Acta Paulista Enfermagem. 2012; 25(4):619-25.

Área

Inovações em educação

Autores

Emanuela Batista Ferreira e Pereira, Mirela Ferreira Pessoa Deodoro, Ariel Oliveira Rocha, Fernanda de Andrade Ribeiro , Emily Raiane Isídio da Silva, Camilla Maria de Araújo Tavares, Nicole Hellen de Castro Barros