Dados do Trabalho
Título
Auditoria de limpeza concorrente em Centro Cirúrgico com marcador fluorescente: relato de experiência.
Introdução
A auditoria dos procedimentos de limpeza ambiental nos Serviços de Saúde é importante ferramenta para acompanhamento das boas práticas e correção de não-conformidades nesta área. Nosso hospital já utiliza auditoria com marcador fluorescente nas unidades de internação desde 2017 e, em 2019, foi elaborada uma estratégia de ampliação desta auditoria para o Centro Cirúrgico (CC).
Objetivo
Descrever o planejamento, aplicação e avaliação da auditoria de limpeza concorrente no CC com marcador fluorescente.
Método
O planejamento para realização das auditorias incluiu: 1. Reunião do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) com diretor e supervisores de enfermagem do Centro Cirúrgico; 2. Reunião com os enfermeiros da empresa terceirizada de Higiene Hospitalar; 3. Construção de formulários para registro das superfícies a serem marcadas nas salas operatórias (SO) e leitos de recuperação pós-anestésica (RPA); 4. Elaboração da estratégia de marcação e de leitura; 5. Aulas sobre a importância da higiene hospitalar no CC e das responsabilidades dos profissionais de enfermagem e da empresa terceirizada de higiene.
Resultados
Inicialmente, o planejamento estabelecia que o enfermeiro da SCIH faria a marcação das superfícies das SO e RPA com o produto fluorescente e, no dia seguinte, faria a leitura, junto com supervisores da enfermagem e higiene. Porém, esta estratégia não foi efetiva, pelos seguintes motivos: 1. Dificuldades de horário de sala livre para realizar a marcação e leitura; 2. Alteração das práticas das equipes que percebiam a entrada do enfermeiro do SCIH no CC com este objetivo; 3. Após a marcação, algumas SO e leitos da RPA tinham sido limpos mais de uma vez; 4. Não localização de mobília e equipamentos marcados que haviam sido transferidos para outras SO. 5. Necessidade de melhorias nos formulários de registro e inclusão de superfícies a serem marcadas. Mediante estas observações, correções foram efetuadas e desenvolvida uma nova estratégia de auditoria. A marcação passou a ser realizada pela supervisora do CC do período noturno, em SO e leitos de RPA vazios e higienizados. No dia seguinte, a supervisora do período diurno, sabendo que SO é leitos havia sido marcados, assim que utilizados e higienizados, acionava a supervisão do serviço de higiene e realizava a leitura na presença dos profissionais tinham feito a limpeza, identificando as falhas e reforçando as boas práticas. Ao longo deste período, foram efetuadas várias reuniões com as equipes para feedback dos resultados das auditorias que permitiram identificar superfícies mais frequentemente esquecidas na limpeza e fatores que dificultavam a limpeza. Com base nestes dados foram efetuadas várias capacitações e implementação de melhorias dos processos de limpeza concorrente do CC.
Conclusões
A auditoria com marcador fluorescente representa importante ferramenta para melhoria contínua dos processos de limpeza em CC, contribuindo para realização de feedback assertivo para as equipes e adoção de estratégias para treinamento sob demanda.
Palavras-chaves
Serviço hospitalar de limpeza; Enfermagem de centro cirúrgico; Auditoria em saúde; Segurança do paciente; Serviço de controle de infecção hospitalar.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA E CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO. Práticas recomendadas SOBECC. São Paulo: Manole, 2013. 6 ed.
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2010. 116 p.
Área
Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Alexandre Oliveira da Silva, Vanessa Grazielle Caldato, Daniela Nunes de Souza, Eliane Molina Psaltikidis, Vanessa de Paula Padilha