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Dados do Trabalho


Título

Exame clínico objetivamente estruturado no ensino-aprendizagem de profissionais da enfermagem atuantes na CME

Introdução

O enfermeiro que atua na CME é responsável por várias atividades gerenciais, como atividades de treinamento voltados à preparação de caixas cirúrgicas (1). Visto que a preparação errada de uma caixa cirúrgica implica na segurança do paciente cirúrgico e no descrédito da classe por outros profissionais, é imperativo que ocorram treinamentos de educação interprofissional com equipe (1). Entretanto, uma pesquisa recente identificou a carência de estudos sobre modelos de educação em CME, com ausência de estudos sobre check-list OSCE (Objective Structured Clinical Examination) neste setor (2).

Objetivo

Descrever a construção de um check-list OSCE na preparação de uma caixa cirúrgica para esterilização voltado ao ensino-aprendizagem de profissionais da enfermagem atuantes na CME.

Método

Estudo tipo relato de experiência vivenciado na construção do check-list OSCE “Preparação de uma caixa cirúrgica para esterilização”. O conteúdo abordado levou em consideração o preparo da caixa cirúrgica de acordo com as recomendações da 8ª edição das Diretrizes Práticas em Enfermagem Perioperatória e Processamento de Produtos para Saúde da SOBECC. O documento foi estruturado a partir do “Manual de Simulação Clínica para profissionais de Enfermagem” do COREN-SP (3), que estabelece 9 fases para o planejamento do OSCE.

Resultados

Os conhecimentos a serem avaliados foram organizados e inseridos na realidade da instituição de saúde onde seria aplicado a simulação e o check-list OSCE “Preparo de caixa cirúrgica para esterilização”, utilizando como ambiente a área de preparo da CME. O cenário foi descrito como: “Você está trabalhando na área de preparo de caixas cirúrgicas na CME de um hospital oncológico, que as organiza por marcações de dupla cor nos instrumentais”. Devido ao conteúdo proposto se tratar de um cuidado indireto ao paciente, o termo “caso clínico” foi adaptado para “estudo de caso”, sendo: “A caixa cirúrgica de mastectomia foi utilizada em uma cirurgia de câncer mamário. A mesma foi entregue pelo Centro Cirúrgico no expurgo da CME e está limpa. Você está diante da caixa e deve proceder o preparo para esterilização em até 15 minutos”. Determinou-se que 33 itens de verificação no check-list OSCE foram suficientes para compor as 5 tarefas na realização do preparo da caixa cirúrgica: 1. Realize a conferência do quantitativo de instrumentais cirúrgicos que compõe a caixa; 2. Realize a inspeção visual dos instrumentais cirúrgicos; 3. Realize o teste de funcionalidade dos instrumentais cirúrgicos; 4. Realize a montagem da caixa cirúrgica; 5. Realize o empacotamento e identificação da caixa cirúrgica. Todo o conteúdo e organização foi avaliado por duas docentes especialistas em simulação e 2 enfermeiras especialistas em CME. Para o preparo do cenário, 16 materiais foram estipulados como luminária tipo lupa e sangue falso, necessário para fazer a moulage de um instrumental limpo de forma inadequada. Logo, houve necessidade de inserção de um ator para simular o profissional que trabalha no expurgo da CME e qual fará a nova limpeza do instrumental. Um teste piloto foi realizado entre as duas enfermeiras especialistas, onde ajustes na simulação foram readequadas para maior aproximação prática.

Conclusões

Foi possível construir uma estação simulada com estudo de caso e check-list OSCE nomeada de “Preparação de caixa cirúrgica para esterilização” para realizar treinamento de habilidades não clínicas em CME. Assim, o estudo demonstrou a possibilidade de combinar estratégias de ensino para inovar a forma de educação permanente neste setor.

Palavras-chaves

EDUCAÇÃO em Enfermagem; LISTA de Checagem; SIMULAÇÃO; ESTERILIZAÇÃO;

Referências

1. Da Costa R, Regina H, Montenegro A, Nogueira Da Silva R, Antonio , De J, et al. Papel dos trabalhadores de enfermagem no centro de material e esterilização: revisão integrativa. Esc Anna Nery [Internet]. 30 de março de 2020 [citado 21 de maio de 2022];24(3):2020. Available at: http://www.scielo.br/j/ean/a/QnTJBVXYgLKwPQCJgpmzbZp/?lang=pt
2. Gerhardt Primaz C, Knobeloch dos Santos R, Zanetti Malgor Oliveira J, Maros Heinen P, Catalina Aquino Caregnato R. Educação no centro de materiais e esterilização: revisão integrativa. Rev SOBECC [Internet]. 2021 [citado 21 de maio de 2022];26(3). Available at: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/686/pdf
3. COREN SP. Manual de Simulação Clínica para Profissionais de Enfermagem [Internet]. Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. 2020 [citado 21 de maio de 2022]. p. 144. Available at: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/Manual-de-Simulação-Clínica-para-Profissionais-de-Enfermagem.pdf

Área

Inovações em educação

Autores

Carla Aparecida do Nascimento Mozer, Juliana do Carmo Gonçalves , Lucyara Silvares s dos Santos , Maria Clara de Alvarenga Morais e Silva, Rafaela Alves Santos Teixeira, Lorena Barros Furieri, Mirian Fioresi