Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

O uso de flashcards como metodologia ativa na monitoria de Centro de Material e Esterilização

Introdução

O termo metodologia ativa (MA) define uma ideia de educação que incentiva processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o aluno se torna o protagonista do seu aprendizado. Dessa forma, é importante que haja uma aproximação crítica do aluno com a realidade, possibilitando uma maior reflexão sobre os desafios e a busca por soluções.¹ Nesse contexto, os flashcards, que são pedaços de papel ou uma tela compostos por uma pergunta e no verso têm-se a resposta, é uma ferramenta utilizada para memorizar o conteúdo. Esse tipo de metodologia promove o fenômeno da reminiscência, ou seja, a habilidade de lembrar-se de conceitos vistos anteriormente através da repetição das informações.² Diante disso, foram formulados flashcards para a monitoria de Centro de Material e Esterilização (CME) visando uma maior participação dos discentes no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo

Descrever a experiência do uso de flashcards como metodologia ativa na monitoria de Centro de Material e Esterilização.

Método

Trata-se de um relato de experiência sobre uma metodologia ativa desenvolvida por uma acadêmica de enfermagem e aplicada no ensino da disciplina de Centro de Material e Esterilização. Foram aplicados flashcards, que consistem em perguntas de verdadeiro ou falso sobre os conteúdos da disciplina e, posteriormente, eram mostradas as respostas das questões com explicações (item verdadeiro) ou corrigindo o erro (item falso).

Resultados

Os flashcards foram utilizados com uma turma de 62 alunos nas aulas remotas como método de revisão do assunto abordado na aula anterior. As perguntas eram feitas em forma de afirmativas e estimulava-se os alunos a participarem opinando sobre a questão ser verdadeira ou falsa e a explicarem o motivo da resposta, com isso, foi percebido uma maior interação deles na dinâmica e reflexão acerca do conteúdo. Posteriormente, era apresentada a resposta correta da afirmativa em outra tela; quando era verdadeira, continha uma explicação mais detalhada sobre aquela temática, objetivando o aprofundamento do conhecimento; por outro lado, quando era falsa, era explicado o porquê a informação estava incorreta. Com isso, notou-se que os alunos compreendiam melhor os conceitos expostos e fixaram os conteúdos que já tinham sido abordados.

Conclusões

Tendo em vista que um ensino robotizado e sem dinâmicas não estimula a criatividade e o raciocínio, fazendo com que o aluno seja um objeto passivo do aprendizado, torna-se evidente o quanto o uso de metodologias ativas contribui positivamente na formação crítica-reflexiva dos acadêmicos. Em particular, os flashcards mostraram-se um excelente método para ser utilizados em revisões, pois é de fácil aplicação e os alunos sentem-se estimulados a participar da dinâmica. Além disso, o sistema de feedback em relação a pergunta e resposta proporciona uma melhor assimilação do conteúdo, tornando prazeroso o momento do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chaves

Enfermagem; Esterilização; Educação em enfermagem.

Referências

¹Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2012; 46(1):208-218.
²Silva DCA. Flashcards digitais-técnica de repetição espaçada aplicada ao apoio na memorização do conteúdo estudado. Revista Gestão Universitária. 2015.

Área

Inovações em educação

Autores

Emanuela Batista Ferreira e Pereira, Mirela Ferreira Pessoa Deodoro, Ariel Oliveira Rocha, Emily Raiane Isidio da Silva, Fernanda de Andrade Ribeiro, Nicole Hellen de Castro Barros, Camilla Maria de Araujo Tavares