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Dados do Trabalho


Título

Educação Permanente em Enfermagem em OPME : Relato de experiência

Introdução

As Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) são insumos utilizados na assistência à saúde e relacionados a uma intervenção médica, odontológica ou de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica. O uso de OPME é uma constante nas instituições hospitalares que realizam cirurgias de alta complexidade. A conformação essencialmente complexa destes materiais associada ao fluxo que os envolve, desde o recebimento pela empresa licitada até a distribuição do material processado ao Centro Cirúrgico, traduz um grande desafio para os profissionais de enfermagem que atuam na Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados1,2,3.

Objetivo

Relatar experiência da ação desenvolvida para capacitação dos profissionais de enfermagem em OPME na CME de um Hospital Universitário nos anos de 2019 e 2022.

Método

Trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas na CME para capacitação da equipe no manejo com material de OPME, no período de janeiro a dezembro de 2019 e janeiro a maio de 2022. O curso, inicialmente, foi realizado em metodologia ativa e, com advento da covid-19, passou a ser desenvolvido na modalidade híbrida. No período de 2019 foi desenvolvido o processo de capacitação utilizando exclusivamente recursos das metodologias ativas para desenvolvimento do conteúdo a partir de problemas e situações reais vivenciadas pela CME. Em 2022, em decorrência da covid-19, o curso retornou na modalidade híbrida com a formação teórica por aulas e materiais virtuais. A teoria foi realizada de forma integrativa entre os profissionais de nível superior da CME e equipe médica do serviço de ortopedia e neurocirurgia do Hospital Universitário. Para formação prática, utilizou-se oficinas presenciais e expositivas no qual o profissional de nível técnico da CME foi colocado como protagonista e o instrutor, de nível superior, assumiu papel de suporte. Para avaliação do curso foi disponibilizado ficha avaliativa para os participantes.

Resultados

Foram treinados 100% dos profissionais da enfermagem da CME no ano de 2019 e, em 2022, no período de janeiro a maio já foram treinados 40% dos funcionários.

Conclusões

Observou-se que a autonomia do profissional foi estimulada de forma a construir o próprio conhecimento

Palavras-chaves

OPME; Capacitação; CME.

Referências

1.Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 15, de 15 março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html


2.Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Práticas recomendadas - SOBECC 5 ed. São Paulo: SOBECC; 2013.

3.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de boas práticas de gestão das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_praticas_gestao_proteses_materiais_especiais.pdf

Área

OPME

Categoria

Enfoque na prática

Autores

Rafaela Spíndola de souza, Joycilene Garcez Cantanhede , Maria Poliana Lima Reis, Sinara Araújo Bezerra Santos, Carliana Dias Sousa