Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Relato de experiência de uma enfermeira recém-formada atuante na central de materiais e esterilização

Introdução

A Central de Materiais e Esterilização (CME) é responsável pelo reprocessamento de produtos da saúde, como pré-limpeza, limpeza, preparo, desinfecção, esterilização, armazenamento e distribuição, o que por sua vez, garante a segurança do paciente e minimiza os riscos de infecções 1. O gerenciamento é a competência de maior destaque do Enfermeiro, uma vez que, é este profissional que se responsabiliza por todo planejamento, execução, dinâmica do setor, organização e monitoramento da equipe de enfermagem 2,3.

Objetivo

Relatar a percepção de uma enfermeira recém-formada e, em processo de especialização, sobre alta complexidade e especificidade da Central de Materiais e Esterilização.

Método

Pesquisa descritiva do tipo relato de experiência, relatada a partir da vivência de uma enfermeira recém-formada, em processo de especialização no Bloco Cirúrgico, que atua em uma Central de Materiais e Esterilização de um hospital de ensino, referência para várias especialidades, localizado no interior do Estado de São Paulo.

Resultados

Foi possível constatar que há impacto abrupto no processo de finalizar a graduação e prontamente se adaptar a CME, em razão da alta complexidade e do dinamismo do setor. Ressalta-se que, a CME é um setor pouco estudado e abordado durante a graduação, o que por sua vez, dificulta o processo de adaptação e conhecimento adquirido sobre a temática.

Conclusões

Concluo que, os enfermeiros com pouca experiência na central de materiais e esterilização, recém-formados, ou que nunca passaram por esse setor, possuem dificuldades para enfrentar suas dinâmicas e demandas, o que contribui para aumento da insegurança e maior dificuldade para adaptação. Acredito que este estudo possa contribuir para nortear enfermeiros recém-formados quanto aos serviços na CME, além de enaltecer a importância de uma abordagem mais profunda e efetiva sobre o bloco cirúrgico durante a graduação, possibilitando ampliar os conhecimentos, além de permitir que mais profissionais compreendam a relevância desse setor, que ainda necessita de maior visibilidade.

Palavras-chaves

Enfermeiro; aprendizado; especialização; centro de esterilização.

Referências

1. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico. SOBECC. Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de produtos para a Saúde. Tipo de trabalho: Trabalho completo 9 Práticas recomendadas. 7 ed. São Paulo; 2017, 487 p
2. Central de material e esterilização na formação do Enfermeiro: proposta de um Manual de Práticas. Revista Práxis,HOYASHICMT, et al. ; 7(4): 1-11.
3. Strategies that contribute to nurses’ work exposure in the material and sterilization central. SANCHEZ ML, et al. TextoContextoEnferm.2018; 27(1): e6530019;

Área

Outros

Autores

BRUNA EDUARDA LOPES FELICE, JAQUELINE LOPES GOUVEIA, PRISCILA BUCK DE OLIVEIRA RUIZ